IMPACTO DOS DETERMINANTES DAS PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS EM ECONOMIAS EMERGENTES

Autores

  • Rodrigo Nobre Fernandez UFPEL
  • Ronald Otto Hillbrecht UFRGS
  • Gabrielito Menezes UFRGS
  • Felipe Garcia Ribeiro UFPEL

Palavras-chave:

parcerias público-privadas, infraestrutura, gastos governamentais

Resumo

As parcerias público-privadas (PPPs) são uma nova forma de arranjo contratual que permitem que o setor público utilize o setor privado como parceiro para o fornecimento de serviços de infraestrutura. Tendo como base os estudos de Hammami, Ruhashyankiko e Yehoue (2006) e Sharma (2012) esse trabalho buscou identificar os determinantes do investimento e do número de projetos de PPPs em economias emergentes. Para realizar tal propósito, avaliam-se países no período de 2005 a 2012, o que facilita a obtenção de informações e ajuda a suplantar, parcialmente, a indisponibilidade de dados. Para a análise empírica, utilizam-se estimadores de dados em painel. Neste sentido, para superar os possíveis problemas relacionados a dados de contagem, e para a verificação de robustez utiliza-se as técnicas de regressão com a binomial negativa e a poisson. Os resultados indicam que o ambiente de negócios, macroeconômico, político e o sistema legal são os principais preponderantes na formulação destes contratos.

Biografia do Autor

Rodrigo Nobre Fernandez, UFPEL

Doutor em Economia Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - PPGE/UFRGS. Mestre em Economia Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Organizações e Mercados da Universidade Federal de Pelotas - PPGOM/UFPEL (2011). Graduado em ciências econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2008). Técnico em Sistemas para Internet e Intranets pelo Colégio Técnico Industrial Professor Mário Alquati - CTI/FURG (2004). Atualmente é professor assistente da Universidade Federal de Pelotas. Possui experiência na área de Economia, com ênfase em Organização Industrial e métodos quantitativos aplicados à economia, atuando principalmente nos seguintes temas: Contratos, Infraestrutura, Parcerias Público-Privadas, Economia Computacional e Econometria Aplicada.

Ronald Otto Hillbrecht, UFRGS

Possui graduação em pela Universidade da Região de Joinville (1984), mestrado em pela Universidade de São Paulo (1990) e doutorado em Teoria Econômica pela University of Illinois at Urbana Champaign (1995). Atualmente é professor associado IV na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Com formação em economia monetária e economia institucional, tem atuado nos seguintes temas: direitos de propriedade e regulação de mercados, políticas de desenvolvimento econômico e políticas macroeconômicas para economias abertas.

Gabrielito Menezes, UFRGS

Doutorando em Economia Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - PPGE / UFRGS. Mestre em Economia Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Organizações e Mercados da Universidade Federal de Pelotas - PPGOM / UFPEL (2011). Graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2006). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Teoria Econômica, Economia Regional, Economia do Empreendedorismo e Métodos Quantitativos.

Felipe Garcia Ribeiro, UFPEL

Doutor em Economia pela Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EESP-FGV). Atualmente é Professor Adjunto I da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Professor do Corpo Permanente do Mestrado em Economia do PPGOM/UFPel. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Microeconomia Aplicada.

Downloads

Publicado

2022-01-10

Como Citar

Fernandez, R. N., Hillbrecht, R. O., Menezes, G., & Ribeiro, F. G. (2022). IMPACTO DOS DETERMINANTES DAS PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS EM ECONOMIAS EMERGENTES. Planejamento E Políticas Públicas, (44). Recuperado de //www.ipea.gov.br/ppp/index.php/PPP/article/view/476

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)