REDUÇÃO DE CUSTOS DE TRANSPORTES SOBRE A PRODUÇÃO DE SOJA:

UMA APLICAÇÃO DE EQUILÍBRIO GERAL COMPUTÁVEL PARA AS GRANDES REGIÕES BRASILEIRAS

Autores

  • Raquel Pereira Pontes UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG
  • Márcio Nora Barbosa Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Cicero Zanetti de Lima
  • Ian Michael Trotter
  • Gabrielito Menezes Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.38116/ppp62art5

Palavras-chave:

Soja, Custo de Transporte, Equilíbrio Geral Computável

Resumo

O propósito deste artigo foi avaliar os impactos da redução do custo de transporte para o setor de soja nas regiões brasileiras. Para atingir o objetivo proposto, foi simulada uma melhora no sistema de transportes nas regiões brasileiras sobre o setor de soja e os impactos nos principias blocos comerciais, utilizando o modelo PAEG (Projeto de Análise de Equilíbrio Geral da Economia Brasileira). Os resultados mostraram que há diferentes efeitos no setor do grão da soja e em indicadores econômicos para cada grande região brasileira; as regiões Sul e Centro-Oeste prevaleceram nos ganhos de produção e exportação do grão da soja. Os resultados, no geral, foram coerentes com a literatura, mostrando que uma redução no custo de transporte levaria a melhores resultados para o Brasil, no entanto os estudos averiguados não consideraram a desigualdade entre as regiões brasileiras, sendo um importante diferencial deste trabalho.

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Publicado

2022-11-17

Como Citar

Pereira Pontes, R., Barbosa, M. N., de Lima, C. Z., Trotter, I. M., & Menezes, G. (2022). REDUÇÃO DE CUSTOS DE TRANSPORTES SOBRE A PRODUÇÃO DE SOJA:: UMA APLICAÇÃO DE EQUILÍBRIO GERAL COMPUTÁVEL PARA AS GRANDES REGIÕES BRASILEIRAS. Planejamento E Políticas Públicas, (62). https://doi.org/10.38116/ppp62art5

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