REDUÇÃO DE CUSTOS DE TRANSPORTES SOBRE A PRODUÇÃO DE SOJA:
UMA APLICAÇÃO DE EQUILÍBRIO GERAL COMPUTÁVEL PARA AS GRANDES REGIÕES BRASILEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.38116/ppp62art5Palavras-chave:
Soja, Custo de Transporte, Equilíbrio Geral ComputávelResumo
O propósito deste artigo foi avaliar os impactos da redução do custo de transporte para o setor de soja nas regiões brasileiras. Para atingir o objetivo proposto, foi simulada uma melhora no sistema de transportes nas regiões brasileiras sobre o setor de soja e os impactos nos principias blocos comerciais, utilizando o modelo PAEG (Projeto de Análise de Equilíbrio Geral da Economia Brasileira). Os resultados mostraram que há diferentes efeitos no setor do grão da soja e em indicadores econômicos para cada grande região brasileira; as regiões Sul e Centro-Oeste prevaleceram nos ganhos de produção e exportação do grão da soja. Os resultados, no geral, foram coerentes com a literatura, mostrando que uma redução no custo de transporte levaria a melhores resultados para o Brasil, no entanto os estudos averiguados não consideraram a desigualdade entre as regiões brasileiras, sendo um importante diferencial deste trabalho.
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