ÓLEO DA ENGRENAGEM OU FERRUGEM DA MÁQUINA:
O PAPEL DA CORRUPÇÃO NO EMPREENDEDORISMO BRASILEIRO
Palavras-chave:
Empreendedorismo, Corrupção, Dados de Painel DinâmicoResumo
O presente artigo tem por objetivo apresentar uma evidência empírica para a relação existente entre empreendedorismo e corrupção nos estados brasileiros, utilizando uma abordagem teórica e empírica. Parte da literatura enfatiza a importância do empreendedorismo para o crescimento econômico de longo prazo, enquanto outros autores destacam o papel da corrupçãocomo redutora do crescimento econômico. No entanto, poucos são os trabalhos que buscam avaliar o efeito da corrupção como redutora do crescimento econômico, via diminuição do incentivo ao empreendedorismo. Este artigo utiliza um indicador objetivo de corrupção governamental estadual baseado no Cadastro de Contas Irregulares do Tribunal de Contas da União (Cadirreg) como proxy para a corrupção regional, e a abertura de novas empresas per capita como medida para a atividade empreendedora regional. Foram utilizados o método de dados de painel estático, dinâmico, e o método GMM-SYS para corrigir o problema de endogeneidade. Os resultados encontrados mostraram-se coerentes com a hipótese teórica grease in the wheels, na qual a corrupção influencia positivamente a atividade empreendedora em países em desenvolvimento com elevada burocracia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A PPP não paga royalties de direitos autorais. Os nomes de seus autores são resguardados até a publicação online. Não há proibição na reprodução/cópia dos textos; entretanto, é necessário que seja citada a fonte quando da citação e/ou divulgação total ou parcial das matérias publicadas. Caso não seja cumprida esta orientação, o editor, em nome do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), fará uma advertência por escrito àquele que desrespeitou este regulamento.
Todo o conteúdo publicado pela PPP em Revista está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.