O IMPACTO DA POSSE DA TERRA DO AGRICULTOR FAMILIAR SOBRE O ACESSO AO CRÉDITO RURAL

Autores

  • Thyena Karen Magalhães Dias Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Vitor Hugo Miro Couto Silva Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Edward Martins Costa Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Ahmad Saeed Khan Universidade Federal do Ceará (UFC)

DOI:

https://doi.org/10.38116/ppp58art2

Palavras-chave:

posse de terra, agricultor familiar, crédito rural

Resumo

O crédito rural abrange recursos destinados a custeio, investimento e comercialização, sendo o principal instrumento da política agrícola brasileira. Entretanto, a ausência de direitos de propriedade sobre a terra é um fator controverso que gera, por sua vez, restrição de crédito, dado que esse ativo é utilizado como garantia. Tal restrição é marcadamente severa particularmente ao grupo de pequenos agricultores que, no Brasil, possuem o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) como única política pública a eles destinada. Assim, por intermédio dos microdados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2014, este estudo buscou avaliar o impacto da posse da terra das denominadas “pessoas potencialmente classificadas como agricultor familiar” (PPCAF) sobre o crédito rural no Brasil. Para tanto, fez-se uso dos métodos de balanceamento por entropia e propensity score matching e analisou-se então a sensibilidade de modo a averiguar a robustez dos resultados em face das variáveis omitidas. De acordo com os resultados obtidos, a posse da terra está positivamente relacionada ao crédito rural, principalmente na região Sudeste. Em contraste, os resultados para as regiões Sul e Centro-Oeste não se revelaram estatisticamente significantes.

Biografia do Autor

Thyena Karen Magalhães Dias, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Economia Rural – PPGER/UFC.

Vitor Hugo Miro Couto Silva, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutor em Economia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor do Departamento de Economia Agrícola e do Programa de Pós-Graduação em Economia Rural (DEA-PPGER-UFC).

Edward Martins Costa, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutor em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor do Departamento de Economia Agrícola e do Programa de Pós-Graduação em Economia Rural (DEA-PPGER-UFC). Bolsista de Produtividade em Pesquisa nível 2 – CNPq.

Ahmad Saeed Khan, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutor em Economia Agrícola e Recursos Naturais pela Oregon State University (OSU). Professor do Departamento de Economia Agrícola e do Programa de Pós-Graduação em Economia Rural (DEA-PPGER-UFC). Bolsista de Produtividade em Pesquisa nível 1A– CNPq.

Downloads

Publicado

2021-11-22

Como Citar

Dias, T. K. M., Silva, V. H. M. C., Costa, E. M., & Khan, A. S. (2021). O IMPACTO DA POSSE DA TERRA DO AGRICULTOR FAMILIAR SOBRE O ACESSO AO CRÉDITO RURAL. Planejamento E Políticas Públicas, (58). https://doi.org/10.38116/ppp58art2

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)