DIFERENCIAIS DE RENDIMENTOS ENTRE O MIGRANTE E O NÃO MIGRANTE NA REGIÃO DO MATOPIBA

Autores

  • Cícero Francisco de Lima Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Nayara Barbosa da Cruz Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" - ESALQ http://orcid.org/0000-0002-3730-7976
  • Edward Martins Costa Universidade Federal do Ceará - UFC
  • José Eustáquio Ribeiro Vieira Filho Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)

DOI:

https://doi.org/10.38116/ppp59art5

Palavras-chave:

agricultura, migração, decomposição de renda, Matopiba.

Resumo

As transformações econômicas ocorridas na nova fronteira agrícola do agronegócio brasileiro, Matopiba, principalmente com relação às oportunidades de emprego no setor, têm motivado o fluxo migratório para essa região. Assim, pretende-se avaliar os diferenciais de renda entre o migrante e o não migrante dessa região. Utilizando-se microdados do censo de 2010, disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, foram estimadas equações dos diferenciais de rendimentos, separando os indivíduos por situação de domicílios (rural e urbano), mercado de trabalho (formal e informal) e setores de atividades. Os resultados evidenciaram que o não migrante obteve menores rendimentos que o migrante, em todos os grupos de trabalhadores. Os maiores diferenciais de rendimentos ocorreram entre os indivíduos rurais, os trabalhadores do mercado informal, especificamente entre os trabalhadores autônomos e os empregados na atividade agrícola. Acredita-se, portanto, que a inserção do migrante na economia local contribui para a expansão da agricultura nessa região.

Biografia do Autor

Cícero Francisco de Lima, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutorando em Economia Rural do Programa de Pós-Graduação em Economia Rural (PPGER/UFC).

Nayara Barbosa da Cruz, Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" - ESALQ

Doutoranda em Economia Aplicada do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada (ESALQ/USP)

Edward Martins Costa, Universidade Federal do Ceará - UFC

Professor do Departamento de Economia Agrícola da Universidade Federal do Ceará (UFC); e membro permanente do mestrado acadêmico em economia rural da UFC (MAER/UFC).

José Eustáquio Ribeiro Vieira Filho, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)

Técnico de planejamento e pesquisa na Diretoria de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais (Dirur) do Ipea; diretor do Programa da Secretaria Executiva do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa); e professor do Programa de Pós-Graduação em Agronegócio da Universidade de Brasília (Propaga/UnB).

Downloads

Publicado

2022-01-12

Como Citar

de Lima, C. F., da Cruz, N. B., Costa, E. M., & Vieira Filho, J. E. R. (2022). DIFERENCIAIS DE RENDIMENTOS ENTRE O MIGRANTE E O NÃO MIGRANTE NA REGIÃO DO MATOPIBA. Planejamento E Políticas Públicas, (59). https://doi.org/10.38116/ppp59art5

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)