DINÂMICA DA EFICIÊNCIA PRODUTIVA DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Edward Martins Costa Universidade Federal do Ceará/Campus Sobral
  • Francisco de Sousa Ramos Universidade Federal de Pernambuco
  • Hermino Ramos de Souza Universidade Federal de Pernambuco
  • Luciano Menezes Bezerra Sampaio Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Rafael Barros Barbosa Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

educação superior, fronteira de eficiência, Ifes, DEA

Resumo

Este trabalho examina a fronteira de eficiência da educação superior pública federal por meio de uma metodologia não paramétrica denominada análise envoltória de dados (DEA), considerando as instituições federais de ensino superior (Ifes) como as unidades de comparação. Foram estimadas as fronteiras dinâmicas, bem como foi avaliado o índice de Malmquist, que verifica a mudança de produtividade entre dois períodos. A mensuração foi realizada por intermédio de alguns indicadores educacionais de gestão (os inputs e os outputs do processo produtivo) fornecidos pelas próprias instituições para o período 2004-2008. As 49 Ifes foram organizadas em dois subconjuntos (A e B), de acordo com as similaridades de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, para minimizar a heterogeneidade existente no setor. Os resultados das estimações das fronteiras de eficiência dos modelos dinâmicos apontaram escores de eficiências elevados, porém o índice de Malmquist mostrou uma queda de produtividade para a maioria das Ifes, indicando que pode estar havendo deterioração do produto educacional ao longo do tempo.

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Biografia do Autor

  • Edward Martins Costa, Universidade Federal do Ceará/Campus Sobral
    Prof. dos Cursos de Economia e Finanças
  • Francisco de Sousa Ramos, Universidade Federal de Pernambuco
    Prof do Departamento de Economia e do Programa de Pós Graduação em Economia/PIMES da UFPE
  • Hermino Ramos de Souza, Universidade Federal de Pernambuco
    Prof do Departamento de Economia e do Programa de Pós Graduação em Economia/PIMES da UFPE
  • Luciano Menezes Bezerra Sampaio, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    Prof do Departamento de Adminsigração e do Programa de Pós Graduação emAdminstração da UFRN
  • Rafael Barros Barbosa, Universidade Federal do Ceará

    Universidade Federal do Ceará (UFC), campus de Sobral, Curso

    > de Economia e Financas

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Publicado

10-01-2022

Como Citar

DINÂMICA DA EFICIÊNCIA PRODUTIVA DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR. (2022). Planejamento E Políticas Públicas, 44. https://www.ipea.gov.br/ppp/index.php/PPP/article/view/438

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