QUALIDADE EDUCACIONAL NOS MUNICÍPIOS NORDESTINOS:

EVIDÊNCIAS A PARTIR DO PROVA BRASIL 2005

Autores

  • Flávio de Oliveira Gonçalves PPGDE/UFPR
  • Marco Túlio Aniceto França PPGDE

Palavras-chave:

educação, políticas públicas, modelo multinível

Resumo

O objetivo deste trabalho é verificar a capacidade das políticas públicas federais de promover a melhoria da qualidade da educação oferecida pelos municípios nordestinos. Para tanto, estima-se um modelo multinível em que o desempenho no teste de matemática da Prova Brasil de 2005 é explicado por: variáveis individuais dos alunos de oitava série do ensino fundamental; variáveis referentes às escolas; e, finalmente, características dos municípios que administram estas escolas. A partir deste modelo, observou-se que programas como Merenda Escolar e TV Escola – cujo conteúdo é voltado para a formação dos professores – têm impacto positivo e significante sobre o desempenho dos alunos. Outros programas não se mostraram eficazes nesta tarefa. No nível do município, observou-se um impacto negativo da desigualdade de renda medida pelo coeficiente de Gini e um impacto positivo de variáveis ligadas a democracia, crescimento e gastos em educação.

Biografia do Autor

Flávio de Oliveira Gonçalves, PPGDE/UFPR

Professor adjunto do Programa de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimento (PPGDE) e do Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Marco Túlio Aniceto França, PPGDE

Professor adjunto do PPGDE e do Departamento de Economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Downloads

Publicado

2022-01-13

Como Citar

Gonçalves, F. de O., & França, M. T. A. (2022). QUALIDADE EDUCACIONAL NOS MUNICÍPIOS NORDESTINOS:: EVIDÊNCIAS A PARTIR DO PROVA BRASIL 2005. Planejamento E Políticas Públicas, (40). Recuperado de //www.ipea.gov.br/ppp/index.php/PPP/article/view/371