INSUMOS ASSOCIADOS À FUNÇÃO DE PRODUÇÃO DE SAÚDE PARA IDOSOS NO BRASIL:

UMA ANÁLISE COM BASE NA PESQUISA NACIONAL DE SAÚDE 2013

Autores

  • Cristiane da Silva Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (FADERGS)
  • Marco Túlio Aniceto França Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS
  • Nayara Abreu Julião Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.38116/ppp54art08

Palavras-chave:

Função de Produção de Saúde, Idosos, Percepção da saúde.

Resumo

O processo de envelhecimento populacional, somado ao perfil de morbidade da população idosa, representa atualmente um problema para a saúde pública. Nesse sentido, estudos sobre a função de produção de saúde dos idosos, que buscam identificar os insumos associados à produção de boa saúde para essa população, tornam-se relevantes para o delineamento de políticas públicas com foco na saúde preventiva. Com base na Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2013, estimou-se, por meio de um modelo logit, a associação entre os comportamentos de saúde adotados pelos indivíduos brasileiros com 60 anos ou mais e a autopercepção do estado de saúde. Os resultados apontam que atingir níveis mais altos de escolaridade, ser branco, alcançar nível socioeconômico mais elevado, praticar atividades físicas regularmente, ter plano de saúde e não ter sido diagnosticado com alguma doença crônica são fatores positivamente associados à percepção de boa saúde por parte dos idosos.

Biografia do Autor

Cristiane da Silva, Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (FADERGS)

Professora de Matemática e Estatística no departamento de Ciências Econômicas da Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (FADERGS). 

Marco Túlio Aniceto França, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Possui Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2003), Mestrado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (2006) e Doutorado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (2011). Atuou na Assessoria Técnica do Programa Família Paranaense na Secretariade Estado da Familia e Desenvolvimento Social (SEDS) do Governo do Estado do Paraná. Atualmente é professor adjunto do Programa de Pós Graduação em Economia e Desenvolvimento da Pontificia Universidade Catolica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Tem experiência na área de Economia com ênfase em Desenvolvimento, atuando principalmente nos seguintes temas: microeconometria, capital humano, desigualdade, eficiência, eficácia, escolaridade, educação e sistemas de ensino.

Nayara Abreu Julião, Universidade Federal do Paraná

Nayara é graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Mestre em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Tem experiência na área de Economia Aplicada. Atuando principalmente nos seguintes temas: Economia da Saúde, Saúde mental, Economia de gênero.

Downloads

Publicado

2021-11-29

Como Citar

da Silva, C., França, M. T. A., & Julião, N. A. (2021). INSUMOS ASSOCIADOS À FUNÇÃO DE PRODUÇÃO DE SAÚDE PARA IDOSOS NO BRASIL:: UMA ANÁLISE COM BASE NA PESQUISA NACIONAL DE SAÚDE 2013. Planejamento E Políticas Públicas, (54). https://doi.org/10.38116/ppp54art08