ABRIR AS ESCOLAS À COMUNIDADE NOS FINAIS DE SEMANA REDUZ QUE TIPO DE VIOLÊNCIA?

UMA ANÁLISE DE CONTRAFACTUAL UTILIZANDO MÍNIMOS QUADRADOS PONDERADOS PELO PROPENSITY SCORE

Autores

  • Rogério Allon Duenhas UFPR
  • Marco Túlio Aniceto França UFPR
  • Flávio de Oliveira Gonçalves UFPR

Palavras-chave:

Violência, Escola, Contrafactual

Resumo

O artigo mostra o impacto da abertura de escolas da primeira fase do ensino fundamental à comunidade nos finais de semana sobre dimensões de violência percebidas pelos diretores. Dois contrafactuais são utilizados: escolas que aguardavam a entrada no programa e as que não demonstraram interesse. Por um lado, o programa mostrou impacto positivo sobre as relações intraescolas, como a melhoria do relacionamento entre o corpo discente, redução de crimes contra
a propriedade e o tráfico de drogas na escola. Por outro, aumentou a percepção de diretores sobre
os conflitos externos às escolas, como ação de gangues e vandalismo.

Biografia do Autor

Rogério Allon Duenhas, UFPR

O trabalho foi desenvolvido no âmbito do Núcleo de Avaliação de Políticas Públicas Educacionais (NAPPE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Marco Túlio Aniceto França, UFPR

Universidade Federal do Parana

Flávio de Oliveira Gonçalves, UFPR

Departamento de Economia da UFPR

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Publicado

2022-01-31

Como Citar

Duenhas, R. A., França, M. T. A., & Gonçalves, F. de O. (2022). ABRIR AS ESCOLAS À COMUNIDADE NOS FINAIS DE SEMANA REDUZ QUE TIPO DE VIOLÊNCIA? UMA ANÁLISE DE CONTRAFACTUAL UTILIZANDO MÍNIMOS QUADRADOS PONDERADOS PELO PROPENSITY SCORE. Planejamento E Políticas Públicas, (37). Recuperado de //www.ipea.gov.br/ppp/index.php/PPP/article/view/240