ANÁLISE DA ESTRATÉGIA DE REDUÇÃO DO CONSUMO DE TABACO POR MEIO DA ELEVAÇÃO DOS PREÇOS NO BRASIL SOB A ÓTICA DA TEORIA ECONÔMICA:

ESTIMATIVA E IMPLICAÇÕES

Autores

  • Matheus Lazzari Nicola Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Mario Antonio Margarido Pesquisador científico nível vi do Instituto de Economia Agrícola
  • Pery Francisco Assis Shikida Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.38116/ppp55art10

Palavras-chave:

Curva de Laffer, política de controle de tabaco, mercado ilegal de cigarro

Resumo

Esse artigo coloca em discussão uma estratégia alternativa para a política de controle do consumo de tabaco no Brasil, visto que o consumo de tabaco, já algum tempo, não gera exclusivamente problemas de saúde. O objetivo desse artigo foi aprofundar o debate sobre a receita tributária gerada a partir da produção de produtos derivados do tabaco para compensar suas externalidades negativas, estimando a Curva de Laffer para esse mercado. Os resultados encontrados sugerem que a alíquota ótima para o IPI é de 32,45%, no entanto, se observou que a alíquota real do IPI entre 2012 a 2015 ficou sempre próxima a alíquota ótima estimada. Desse modo, o foco seguinte recaiu sobre a exigência de preço mínimo no varejo para os cigarros no país, simulando o comportamento do mercado em função da eliminação dessa estratégia. Com essa simulação estática-comparativa, verificou-se que o faturamento da indústria de cigarros nacional aumentaria 45,14% e o total de IPI arrecadado aumentaria 44,86%, além disso, no cenário ideal, o ônus do IPI deveria ser redistribuído para que a alíquota real do IPI permaneça próxima a alíquota ótima estimada e viabilize um produto para indústria nacional capaz de competir com o produto ilegal. Concluiu-se que a eliminação da estratégia de preços mínimos afetaria drasticamente a rentabilidade da indústria ilegal de cigarros, transferiria recursos para o Estado ampliar sua capacidade de amenizar as externalidades negativas geradas pelo consumo de cigarros, bem como transferiria recursos para indústria nacional legal de cigarro que respeitam as normas ambientais, sanitária e trabalhistas no país.

Biografia do Autor

Matheus Lazzari Nicola, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestrando do Programa de Pós Graduação de Desenvolvimento Regional e Agronegócios - UNIOESTE Toledo

Mario Antonio Margarido, Pesquisador científico nível vi do Instituto de Economia Agrícola

Possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (1984), mestrado em Economia de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP (1992) e doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é pesquisador científico nível vi do Instituto de Economia Agrícola. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Métodos e Modelos Matemáticos, Econométricos e Estatísticos, atuando principalmente nos seguintes temas: co-integração, comércio internacional, soja, transmissão de preços e preços.

 

Pery Francisco Assis Shikida, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Pós-doutor em Economia pela Fundação Getúlio Vargas/SP (2009). Professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), atuando no Curso de Economia, Programa de Mestrado em Economia e no Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio.

Downloads

Publicado

2021-11-27

Como Citar

Nicola, M. L., Margarido, M. A., & Shikida, P. F. A. (2021). ANÁLISE DA ESTRATÉGIA DE REDUÇÃO DO CONSUMO DE TABACO POR MEIO DA ELEVAÇÃO DOS PREÇOS NO BRASIL SOB A ÓTICA DA TEORIA ECONÔMICA:: ESTIMATIVA E IMPLICAÇÕES. Planejamento E Políticas Públicas, (55). https://doi.org/10.38116/ppp55art10

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)