LOGÍSTICA DE EXPORTAÇÃO DE GRÃOS DO OESTE DO PARANÁ:

PERSPECTIVAS DE POTENCIALIDADES

Autores

  • Cristian Jair Paredes Aguilar Fundação Parque Tecnológico Itaipu
  • Pery Francisco Assis Shikida Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Débora da Silva Lobo Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Palavras-chave:

exportação de grãos, Oeste do Paraná, logística, transporte fluvial, cooperativas

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar a influência do ambiente institucional e organizacional da logística na exportação de grãos das cooperativas do oeste do Paraná. Com caráter exploratório-descritivo, utilizou-se pesquisa bibliográfica e documental, técnicas de observação e entrevistas com agentes envolvidos nas distintas rotas de exportação de grãos. Como resultado, na rota de exportação via porto de Paranaguá, as mudanças institucionais geraram limitações no desenvolvimento e ampliação dos modais rodoviário e ferroviário, que tem diminuído devido à atuação, à articulação e aos investimentos das cooperativas. Como estratégia para as organizações do oeste, principalmente as cooperativas agrícolas, surge o potencial da hidrovia Paraná-Paraguai, que não é explorada pelo oeste (Paraná), mas já é utilizada para a exportação de grãos do Paraguai. A inserção de uma nova alternativa pode beneficiar a competitividade e, consequentemente, a diminuição dos custos logísticos entre os modais rodoviário, ferroviário e hidroviário para as exportações do oeste (Paraná).

Biografia do Autor

Cristian Jair Paredes Aguilar, Fundação Parque Tecnológico Itaipu

Doutorando e Mestre em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Toledo. Analista da Fundação Parque Tecnológico Itaipu-Brasil (FPTI-BR).

Pery Francisco Assis Shikida, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Docente Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e  Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio.

Débora da Silva Lobo, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Docente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio da Unioeste, Toledo.

Downloads

Publicado

2021-12-02

Como Citar

Aguilar, C. J. P., Shikida, P. F. A., & Lobo, D. da S. (2021). LOGÍSTICA DE EXPORTAÇÃO DE GRÃOS DO OESTE DO PARANÁ:: PERSPECTIVAS DE POTENCIALIDADES. Planejamento E Políticas Públicas, (51). Recuperado de //www.ipea.gov.br/ppp/index.php/PPP/article/view/861