OS EFEITOS MACROECONÔMICOS DO SUPERCICLO DE COMMODITIES E A INFLUÊNCIA DA CHINA NA ECONOMIA BRASILEIRA

Autores

  • Juliana Carvalho Brandão Universidade Federal do Pará
  • Camila Moura Vogt UFPA

DOI:

https://doi.org/10.38116/rtm24art10

Palavras-chave:

Commodities, Crescimento Econômico, Superciclo, VAR, VEC

Resumo

No início do século XXI, com o aumento sem precedentes dos preços de commodities exportáveis da América Latina, o papel da demanda oriunda da China se tornou de amplo interesse na literatura econômica, a partir do fim do chamado “superciclo”, ocorrido em 2014. Neste artigo, são discutidos os efeitos dessa variação cíclica de preços de produtos minerais e alimentícios em variáveis macroeconômicas (produto interno bruto – PIB, investimento, receita e reservas internacionais) na economia brasileira, cuja exposição ao mercado internacional – e, consequentemente à demanda da China – é expressiva. A investigação de possíveis canais de contaminação da variação dos preços, por meio testes de cointegração e causalidade Engle-Granger e modelos VAR/VEC, sugeriu diferentes intensidades dos impactos do superciclo por canais semelhantes. Verificou-se uma relação de equilíbrio de longo prazo entre a receita fiscal e o PIB na economia brasileira em relação à variação dos preços, bem como na economia chilena. Na Venezuela, por sua vez, os efeitos do ciclo foram bem mais intensos em sua receita e crescimento econômico.

Biografia do Autor

Juliana Carvalho Brandão, Universidade Federal do Pará

Recém-convidada para o Programa de Pós-Graduação em Economia da UFPA, turma de 2021, pela Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia (Anpec)

Camila Moura Vogt, UFPA

Professora adjunta de economia da Universidade Federal do Pará (UFPA). Doutora em economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e mestra em economia pela Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto (USP-RP).

Publicado

2021-03-10

Como Citar

Carvalho Brandão, J., & Moura Vogt, C. (2021). OS EFEITOS MACROECONÔMICOS DO SUPERCICLO DE COMMODITIES E A INFLUÊNCIA DA CHINA NA ECONOMIA BRASILEIRA. Revista Tempo Do Mundo, (24), 283-318. https://doi.org/10.38116/rtm24art10