COMPARAÇÃO DE EFICIÊNCIA ENTRE AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICAS E PRIVADAS NO DESEMPENHO ACADÊMICO DOS ALUNOS CONCLUINTES EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS

Autores

  • Felipe César Marques
  • Guilherme Rubim Davoglio
  • Marcia Regina Gabardo da Camara
  • Sidnei Pereira do Nascimento
  • Carlos Roberto Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.38116/ppp54art07

Palavras-chave:

Análise Envoltória de Dados, Desempenho Acadêmico, Educação Pública e Privada

Resumo

O objetivo do trabalho é avaliar o desempenho das instituições de ensino superior (IES) públicas e privadas em relação a sua capacidade de agregar conhecimento acadêmico aos alunos concluintes em ciências econômicas, com base nas notas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) em 2012 e 2015. O estudo contribui com a literatura, ao utilizar uma nova abordagem, que decompõe a análise envoltória de dados em dois componentes: um relativo ao desempenho do aluno, e outro relacionado à eficiência das IES. Aplica-se também a técnica de mínimos quadrados ordinários para o controle dos fatores socioeconômicos dos alunos. Para a obtenção de fronteiras de eficiência robustas, foi utilizado o método jackstrap de identificação de outliers. Os resultados indicam não haver diferenças significativas de eficiência entre as categorias administrativas, tanto entre os alunos, quanto entre as instituições. Verifica-se também a menor eficiência média de alunos, quando comparada com a eficiência média das IES.

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Publicado

29-11-2021

Como Citar

COMPARAÇÃO DE EFICIÊNCIA ENTRE AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICAS E PRIVADAS NO DESEMPENHO ACADÊMICO DOS ALUNOS CONCLUINTES EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS. (2021). Planejamento E Políticas Públicas, 54. https://doi.org/10.38116/ppp54art07

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