ÍNDICE DE EXPECTATIVAS DO CONSUMIDOR NO BRASIL:

UMA ANÁLISE DO PODER PREDITIVO NO PERÍODO ENTRE 2001 E 2014

Autores

  • Jorge Eduardo Macedo Simões UFC/CAEN
  • Márcia Jucá Teixeira Diniz PPGE/UFPA
  • Marcelo Bentes Diniz PPGE/UFPA
  • José Nilo de Oliveira Junior MAER/UFC

Palavras-chave:

modelo de vetores de correção de erro, consumo, Inec

Resumo

Com base na Teoria Popular das Expectativas dos Consumidores, este artigo analisa o poder preditivo do Índice Nacional de Expectativas do Consumidor utilizando os gastos de consumo no Brasil para o período de 2001 a 2014. A metodologia econométrica utilizada envolve técnicas de Cointegração, tal como descrito por Johansen (1988) e Modelo de Vetores Auto-Regressivos e Correção de Erros (Johansen; Juselius, 1990). Os resultados comprovaram a hipótese central de que, existe uma forte correlação positiva ao longo do tempo entre as evoluções do INEC e os gastos de consumo. Ao mesmo tempo evidenciaram a existência de Cointegração assegurando a presença de um elo linear entre as tendências estocásticas das variáveis em se moverem na direção de um equilíbrio de longo prazo. Através do teste de causalidade de Granger verificou-se que, o consumo final das familias causa o índice nacional de expectativas do consumidor, refutando assim o primeiro pressuposto da teoria popular de Fuhrer (1993). Além disso, através da decomposição da variância comprovou-se a hipótese subjacente de que, a confiança dos consumidores, mensurada pelo INEC, é capaz de prever parte do consumo que não é explicado pelas variáveis macroeconômicas tradicionais, uma vez que atua sobre o consumo e, portanto, sobre a demanda agregada. 

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Publicado

2021-12-21

Como Citar

Simões, J. E. M., Diniz, M. J. T., Diniz, M. B., & de Oliveira Junior, J. N. (2021). ÍNDICE DE EXPECTATIVAS DO CONSUMIDOR NO BRASIL:: UMA ANÁLISE DO PODER PREDITIVO NO PERÍODO ENTRE 2001 E 2014. Planejamento E Políticas Públicas, (47). Recuperado de //www.ipea.gov.br/ppp/index.php/PPP/article/view/600