DETERMINANTES SOCIOECONÔMICOS NA PROBABILIDADE DE APROVAÇÃO NO EXAME VESTIBULAR:

UMA ANÁLISE ENTRE OS CAMPI DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Autores

  • NG Haig Wing UFPE
  • Luiz Honorato Honorato UFPE

Palavras-chave:

Vestibular, Interiorização, Ensino Superior, UFPE

Resumo

O objetivo deste trabalho é avaliar quais os principais fatores que influenciam no sucesso dos candidatos que almejam ingressar por meio de vestibular na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) entre os campi Recife e Agreste. Pretende-se verificar as similaridades e diferenças que
caracterizam cada campus e curso escolhido. Para a concretização de tais objetivos, utilizam-se dos questionários socioeconômicos e da nota final do candidato para a realização de uma análise empírica da razão das chances de aprovação. Na análise são utilizados dados de 2009 compostos por 2.992 observações, fornecidos pela Comissão de Processos Seletivos e Treinamentos
(COVEST), e o método utilizado para a análise é o logit binário. Verifica-se que os alunos que possuem maior probabilidade de êxito no vestibular fizeram cursinho pré-vestibular, residem na mesorregião onde se localiza o campus em que pretendem estudar e tentaram mais de uma vez o
concurso vestibular. Além disso, os estudantes possuem pais com maior nível de educação formal e elevada renda familiar.

Biografia do Autor

NG Haig Wing, UFPE

Bacharel em Economia pelo Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Luiz Honorato Honorato, UFPE

Doutor em Economia e professor do Programa de Pós-Graduação em Economia do Centro Acadêmico do Agreste UFPE

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Publicado

2022-01-31

Como Citar

Wing, N. H., & Honorato, L. H. (2022). DETERMINANTES SOCIOECONÔMICOS NA PROBABILIDADE DE APROVAÇÃO NO EXAME VESTIBULAR:: UMA ANÁLISE ENTRE OS CAMPI DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Planejamento E Políticas Públicas, (37). Recuperado de //www.ipea.gov.br/ppp/index.php/PPP/article/view/241