DESIGUALDADES REGIONAIS E BEM-ESTAR NO BRASIL:

QUÃO EFICIENTE TEM SIDO A ATIVIDADE TRIBUTÁRIA DOS ESTADOS PARA A SOCIEDADE?

Autores

  • Vladimir Fernandes Maciel FGV
  • Caio Cícero de Toledo Piza FGV de São Paulo
  • Roberto Nicolai Penoff Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Palavras-chave:

DEA, Desigualdades Regionais, Tributação, Convergência.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar eficiência dos estados brasileiros na geração de bem-estar no período 1991-2000. O método Data Envelopment Analysis (DEA) é utilizado para a mensuração da eficiência relativa dos estados brasileiros na geração de desenvolvimento humano e na redução de suas desigualdades internas. A partir deste prisma, discutimos as desigualdades regionais, buscando analisar a possibilidade de convergência nos níveis de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) entre os estados brasileiros por meio do cálculo do Índice de Malmquist e de suas decomposições. Os resultados obtidos mostram uma clara divisão regional entre as regiões Centro – Sul e Nordeste, além de constatar uma convergência nos níveis de IDH entre os estados brasileiros, divididos em três subgrupos – clubes de convergência.

Biografia do Autor

Vladimir Fernandes Maciel, FGV

Professor e pesquisador da Universidade Presbiteriana Mackenzie, doutorando em Administração Pública e Governo pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP)/Fundação Getulio Vargas (FGV).

 

E-mail: vfmaciel@mackenzie.br

Caio Cícero de Toledo Piza, FGV de São Paulo

Doutorando em Economia pela Escola de Economia de São Paulo (EESP) da FGV, mestrando em Desenvolvimento Econômico na Universidade de Sussex/UK e pesquisador do Centro de Estudos em Microfinanças da FGV de São Paulo (SP).

E-mail

 

: ctpiza@gmail.com

Roberto Nicolai Penoff, Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Economista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. E-mail: nicolai.roberto@gmail.com

Downloads

Publicado

2022-04-08

Como Citar

Maciel, V. F., Piza, C. C. de T., & Penoff, R. N. (2022). DESIGUALDADES REGIONAIS E BEM-ESTAR NO BRASIL:: QUÃO EFICIENTE TEM SIDO A ATIVIDADE TRIBUTÁRIA DOS ESTADOS PARA A SOCIEDADE?. Planejamento E Políticas Públicas, (33). Recuperado de //www.ipea.gov.br/ppp/index.php/PPP/article/view/162