OS EFEITOS DOS PROGRAMAS DE INTERCÂMBIO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NA PERCEPÇÃO DAS ELITES SOBRE O BRASIL

Autores

  • Gabriela Gomes Coelho Ferreira Universidade de São Paulo (USP)
  • Lucas Damasceno Peirera USP
  • Amâncio Jorge de Oliveira USP
  • Janina Onuki USP

DOI:

https://doi.org/10.38116/rtm28art9

Palavras-chave:

diplomacia científica, diplomacia da educação, soft power, Brasil

Resumo

Este artigo reflete sobre as estratégias de diplomacia educacional e científica do Estado brasileiro, PEC-G e PEC-PG. A primeira parte do artigo dedica-se à análise documental para estabelecer as bases da interpretação dos programas como estratégia de soft power. Em seguida, é utilizada análise quantitativa para avaliar o efeito dos respectivos programas na imagem do Brasil por parte dos receptores dos benefícios. A análise mostrou que, apesar da imagem negativa compartilhada, os beneficiários dos programas possuem uma imagem do Brasil superior àqueles que não fizeram parte do programa.

Biografia do Autor

Gabriela Gomes Coelho Ferreira, Universidade de São Paulo (USP)

Pesquisadora pós-doutora no Departamento de Ciências Políticas da Universidade de São Paulo (DCP/USP).

Lucas Damasceno Peirera, USP

Candidato a Doutorado no Instituto de Relações Internacionais (IRI/USP).

Amâncio Jorge de Oliveira, USP

Professor titular do IRI/USP.

Janina Onuki, USP

Professora titular da DCP/USP.

Publicado

2022-07-19

Como Citar

Ferreira, G. G. C. ., Peirera, L. D. ., Oliveira, A. J. de ., & Onuki, J. (2022). OS EFEITOS DOS PROGRAMAS DE INTERCÂMBIO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NA PERCEPÇÃO DAS ELITES SOBRE O BRASIL. Revista Tempo Do Mundo, (28), 245-268. https://doi.org/10.38116/rtm28art9