CORRIDA GLOBAL POR TERRAS

OS ESTADOS UNIDOS COMO ALVO?

Autores

  • Thiago Lima UFPB
  • Erbenia Lourenço de Oliveira PGPCI/UFPB

Palavras-chave:

Estados Unidos, estrangeirização de terras, corrida global por terras, investimento em terras

Resumo

As primeiras décadas do século XXI têm sido marcadas por uma corrida global por terras, desencadeada pelas crises agroalimentar, energética, climática e econômico-financeira. O objetivo deste artigo é analisar se os Estados Unidos estiveram na rota dessa corrida. Para tanto, examinamos dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (United States Department of Agriculture – USDA) e bibliografia especializada, e identificamos que a porção de terras em mãos estrangeiras dobrou entre 2004 e 2014. Elencamos motivos que podem ter levado a esse salto, bem como abordamos reações sociais e políticas que contestam esse movimento.

Biografia do Autor

Thiago Lima, UFPB

Professor no Departamento de Relações Internacionais (DRI) e no Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Cooperação Internacional (PGPCI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); coordenador no Grupo de Pesquisa sobre Fome e Relações Internacionais (FomeRI); e pesquisador no INCT-INEU.

Erbenia Lourenço de Oliveira, PGPCI/UFPB

Pesquisadora no PGPCI/UFPB e no FomeRI.

Publicado

2018-07-10

Como Citar

Lima, T. ., & Oliveira, E. L. de . (2018). CORRIDA GLOBAL POR TERRAS: OS ESTADOS UNIDOS COMO ALVO?. Revista Tempo Do Mundo, 4(2), 25-45. Recuperado de https://www.ipea.gov.br/revistas/index.php/rtm/article/view/14

Edição

Seção

Artigos