BRASIL NA AMÉRICA DO SUL

INTERNACIONALIZAÇÃO DA ECONOMIA, ACORDOS SELETIVOS E ESTRATÉGIA DE HUB-AND-SPOKES

Autores

  • Ricardo Sennes Pontifícia Universidade Católica da São Paulo (PUC-SP)

Palavras-chave:

Brasil, América do Sul, internacionalização da economia, acordos seletivos, estratégia de "hub-and-spokes"

Resumo

Nos últimos 20 anos, a importância da América do Sul para os interesses estratégicos do Brasil ampliou-se de forma significativa. Mais recentemente o fluxo de comércio do Brasil com a região passou a ser acompanhado também por um ciclo de investimentos diretos. Este movimento tem ocorrido a despeito de um baixo apoio político doméstico para o engajamento do país em projetos de integração econômica ou em mecanismos de concertação política regional. Como resultado, o aumento da presença econômica do país na América do Sul nos últimos anos tem ocorrido independentemente do avanço dos projetos e acordos de cunho integracionista na região. Este artigo tem por objetivo apresentar e discutir a agenda regional do Brasil, destacando a estratégia brasileira frente aos acordos regionais, o ativismo diplomático sul-americano do Brasil e a projeção comercial e de investimentos recentes do país na região.

Biografia do Autor

Ricardo Sennes, Pontifícia Universidade Católica da São Paulo (PUC-SP)

Professor da Pontifícia Universidade Católica da São Paulo (PUC-SP) e Coordenador do grupo de Análise Internacional (GACINT) da Universidade de São Paulo (USP).

Publicado

2010-12-10

Como Citar

Sennes, R. (2010). BRASIL NA AMÉRICA DO SUL: INTERNACIONALIZAÇÃO DA ECONOMIA, ACORDOS SELETIVOS E ESTRATÉGIA DE HUB-AND-SPOKES. Revista Tempo Do Mundo, 2(3), 113-145. Recuperado de https://www.ipea.gov.br/revistas/index.php/rtm/article/view/115

Edição

Seção

Artigos