Lançamento do número 25 da Revista Tempo do Mundo - O Brasil na OCDE

Data
26/04/2021

Programação
Coordenação:
Renato Baumann – coordenador de estudos sobre investimentos e cooperação para o desenvolvimento do Ipea e coordenador do número 25 da revista Tempo do Mundo

Abertura:
Ivan Tiago Machado Oliveira – diretor de Estudos e Relações Econômicas e Políticas Internacionais (Dinte/Ipea)
Erivaldo Alfredo Gomes – Secretário de Assuntos Econômicos Internacionais do Ministério da Economia e Embaixador Sarquis José Buainain Sarquis – Secretário da Secretaria de Comércio Exterior e Assuntos Econômicos do Ministério das Relações Exteriores
Pedro Silva Barros: técnico de planejamento e pesquisa do Ipea e editor da revista Tempo do Mundo

Palestrantes:
Carlos Marcio Cozendey – delegado do Brasil junto a Organizações Internacionais Econômicas em Paris
Vera Thorstensen – professora da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas
Leonardo Paz Neves – analista Núcleo de Prospecção e Inteligência Internacional da Fundação Getúlio Vargas

Debatedores:
Embaixador Sarquis José Buainain Sarquis – Secretário da Secretaria de Comércio Exterior e Assuntos Econômicos do Ministério das Relações Exteriores
Otaviano Canuto – membro sênior não-residente do Brookings Institute e coordenador do número 25 da revista Tempo do Mundo.

Descrição/Sinopse:
Atualmente, a acessão à OCDE é um objetivo central da política externa brasileira. Esse processo envolve a necessidade de mudanças legislativas e institucionais nas áreas de integridade e combate à corrupção, códigos de liberalização de fluxos de capital e de intangíveis e meio ambiente, entre outras. Em todas elas o Brasil tem empreendido esforços para alinhar sua legislação e práticas ao recomendado pela Organização.

A acessão à OCDE envolve um processo amplo de negociação e ajustes de legislação e práticas, que leva de três a cinco anos, após a aprovação da candidatura. Para ingressar à OCDE é necessário que o país tenha visão de mundo similar à da organização (like mindedness), ter protagonismo no sistema internacional (significant player), deve existir um benefício mútuo (mutual benefit) e inserir-se em equilíbrio geográfico e de experiências (global considerations).

Os desafios do Brasil na OCDE é o tema do número 25 da revista Tempo do Mundo que será lançado neste Webinar. Essa edição foi coordenada por Renato Baumann, coordenador de estudos sobre investimentos e cooperação para o desenvolvimento do Ipea e Otaviano Canuto, membro sênior do Policy Center for the New South, membro sênior não-residente do Brookings Institute e diretor do Center for Macroeconomics and Development em Washington.

A abertura do evento contará participação de Erivaldo Alfredo Gomes, Secretário de Assuntos Econômicos Internacionais do Ministério da Economia e Embaixador Sarquis José Buainain Sarquis, secretário da Secretaria de Comércio Exterior e Assuntos Econômicos do Ministério das Relações Exteriores, além de Ivan Oliveira, diretor da Diretoria de Estudos e Relações Econômicas e Políticas Internacionais (Dinte/Ipea) e Pedro Silva Barros, editor da Revista Tempo do Mundo.

O webinar será mediado por Renato Baumann e terá três apresentações de autores de artigos deste número da Revista Tempo do Mundo. Carlos Marcio Cozendey, delegado do Brasil junto a Organizações Internacionais Econômicas em Paris, tratará do projeto Going Digital da OCDE e os caminhos para a transformação digital no Brasil. Em seguida, Vera Thorstensen, professora da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, discutirá os desafios do Brasil frente ao “modelo de sustentabilidade da OCDE”. Já Leonardo Paz Neves, analista Núcleo de Prospecção e Inteligência Internacional da Fundação Getúlio Vargas, abordará a experiência latino-americana na OCDE como referência para o Brasil.
Por fim, o embaixador Sarquis José Buainain Sarquis e o professor Otaviano Canuto debaterão os artigos apresentados.