Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo deve ser editado em Microsoft Word ou editor de texto compatível; e a formatação deve seguir os seguintes padrões: i) fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5, parágrafos justificados; e ii) margens: superior = 3 cm, inferior = 2 cm, esquerda = 3 cm, e direita = 2 cm. As ilustrações devem ser numeradas e conter legendas, fonte e indicação de autoria.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • Os autores devem obrigatoriamente preencher o cadastro da submissão com os dados sobre o nome completo do(s) autor(es), filiação institucional, titulação, ORCID e contato.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • No texto do artigo submetido, o autor deve excluir referências pessoais e eliminar qualquer identificação das propriedades do arquivo de Word.

Diretrizes para Autores

1. Revista Tempo do Mundo (rTM) é um periódico científico quadrimestral, arbitrado, indexado, de difusão e circulação nacional e internacional, publicado pelo Ipea. Este periódico abrange as áreas de relações internacionais, economia internacional, desenvolvimento e sustentabilidade, visando à pluralidade tanto nas abordagens como nas metodologias científicas. São aceitos artigos originais e inéditos em português, inglês e espanhol. A Revista Tempo do Mundo não cobra taxa de submissão e de processamento de artigos.

2. A Revista Tempo do Mundo aceita em "Fluxo contínuo" contribuições de profissionais com notória experiência nos assuntos da revista ou com título de Doutor. Pós-graduandos podem apresentar manuscritos apenas em coautoria com Doutores ou profissionais com notória experiência. Excepcionalmente, no caso dos "Dossiês temáticos", a publicação aceita também contribuições cujos autores principais sejam Doutorandos e Mestres pesquisadores do assunto específico do número.

3. O autor deve se cadastrar no sistema on line Open Journal System (OJS) da Revista Tempo do Mundo.

Para tal, deve-se ingressar na (neste link) e preencher o formulário de registro, identificando-se como autor. É obrigatório preencher todos os campos indicados no formulário.

O autor deve salvar seu usuário e senha para poder ingressar no OJS da Revista Tempo do Mundo. Uma vez criado o perfil com usuário e senha, o autor deve carregar o artigo de sua autoria, respeitando as condições de estilo da rTM. Toda a comunicação entre o autor e a revista é feita por meio do OJS.


4. A Revista Tempo do Mundo confirma o aceite da submissão do artigo em até dez dias. Em seguida, o artigo é avaliado por pareceristas externos por meio do sistema de revisão duplo cego. (double-blind peer review) Esse processo é anônimo e pode durar até 30 (trinta) dias. Uma vez elaborado o parecer, o mesmo será encaminhado ao autor.

4.1.No texto do artigo submetido, o autor deve excluir referências pessoais e eliminar qualquer identificação das propriedades do arquivo de Word. Os dados sobre o nome completo do(s) autor(es), filiação institucional, titulação e email devem estar registrados no momento da submissão do artigo. Os gráficos, tabelas e quadros e devem ser enviados em formato editável e devem estar em um unico arquivo de excel, ordenado e separados por aba. Imagens e mapas devem estar tanto no corpo do texto quanto em um arquivo de pdf separado. No caso de não ser possível enviar nenhum desses em formato editável, enviar os arquivos com a melhor qualidade.

4.2. Os eventuais comentários dos avaliadores são enviados ao autor para revisão ou incorporação ao texto. Nesses casos, a inclusão de revisões sinalizadas pelo parecerista é requisito para sua publicação.

4.3. Os artigos que forem aceitos devem se adequar às seguintes características:

4.3.1. Cada artigo deve ter extensão mínima de 8.000 palavras. A extensão máxima é de 12.000 palavras, incluindo ilustrações (tabelas, quadros, gráficos, mapas, etc.), espaços, notas de rodapé e referências. O título deverá ter até 15 palavras.

4.3.2. O arquivo deve ser editado nos seguintes padrões:

i) fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5, parágrafos justificados; e

ii) margens: superior = 3 cm, inferior = 2 cm, esquerda = 3 cm, e direita = 2 cm. As ilustrações devem ser numeradas e conter legendas, fonte e indicação de autoria.

4.3.3. Cada artigo deve estar acompanhado por resumos em português, inglês e espanhol de até 250 palavras. Ademais, deve apresentar cinco palavras-chave nos três idiomas.

4.3.4. As palavras em outros idiomas que estejam no texto devem ser escritas em itálico.

4.3.5. No caso de utilização de siglas ou acrónimos, deve constar seu nome por extenso na primeira vez que aparecer no texto. Posteriormente, é suficiente sua versão abreviada.

4.3.6. Os gráficos, tabelas, imagens e mapas devem estar em formato editável. Solicita-se que as imagens e mapas estejam em boa qualidade.

 

5. Referências bibliográficas

As referências bibliográficas devem seguir o padrão ISO 690 (1987) e ISO 690-2 (1997). A seguir, três exemplos de referência:

Livro

MITRANY, D. A paz por meio da cooperação e da integração. In: BRAILLARD, P. (Org.). Teoria das relações internacionais. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1990.

KLINE, J. State government influence in U.S. Lexington: Lexington Books, 1983.

Capítulo de livro

RIGGIOROZZI, P.; TUSSIE, D. The rise of post-hegemonic regionalism in Latin America. In: __. The rise of post-hegemonic regionalism: the case of Latin America. London: Springer, 2012. p. 167-182.

Jornais e websites

CANCIAN, N.; URIBE, G. Compra em massa pelos EUA cancelou aquisição
de equipamentos para o Brasil, diz Mandetta. Folha de São Paulo, 1º abr. 2020. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2020/04/compra-em-massa-pelos-eua-cancelou-compras-de-equipamentos-para-o-brasil-diz-mandetta.shtml>. Acesso em: 29 jun. 2020.

MANCHESTER, J. California secession movement cleared to begin collecting signatures. The Hill, 24 June 2018. Disponível em: <https://thehill.com/homenews/state-watch/384662-california-secession-movement-gets-cleared-to-begin-collecting>. Acesso em: 15 jan. 2019.

Artigos publicados em periódicos científicos

SKOCPOL, T.; FINEGOLD, K. State capacity and economic intervention in the early New Deal. Political Science Quarterly, v. 97, n. 2, p. 255-278, 1982.

MAZMANIAN, D. A.; JUREWITZ, J.; NELSON, H. California’s climate change policy: the case of a subnational state actor tackling a global challenge. The Journal of Environment and Development, v. 17, n .4, p. 401-423, 2008.

Artigos

Os artigos, sempre inéditos, deverão ter no máximo 12 mil palavras, incluindo ilustrações (tabelas, quadros, gráficos etc.), espaços, notas de rodapé e referências. 

O arquivo deve ser editado em Microsoft Word ou editor de texto compatível; e a formatação deve seguir os seguintes padrões: i) fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5, parágrafos justificados; e ii) margens: superior = 3 cm, inferior = 2 cm, esquerda = 3 cm, e direita = 2 cm. As ilustrações devem ser numeradas e conter legendas, fonte e indicação de autoria. 

Caso o artigo possua ilustrações, estas também deverão ser entregues em separado, em arquivos específicos, nos formatos originais (editáveis). As remissivas das citações ao longo do texto deverão seguir o sistema autor-data, como em: (Barat, 1978).

Quando aplicável, deve-se acrescentar o número da página citada, a saber: (Barat, 1978, p. 15). As referências completas deverão estar reunidas no fim do texto, em ordem alfabética, e observarem a norma NBR 6023 da ABNT.

Serão considerados para publicação artigos originais redigidos em português, inglês e espanhol.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Esta revista incorpora textos publicados pela Revista Tempo do Mundo, disponíveis sob a licença CC BY 4.0.