Estatuto

 

CAPÍTULO I

DA FINALIDADE E OBJETIVOS

Art. 1o – A Revista Tempo do Mundo é um periódico científico do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), criada em dezembro de 2009 e instituída formalmente pela Portaria Ipea no 317, de 24 de dezembro de 2018
Art. 2o – A Revista Tempo do Mundo será regida pelo presente Estatuto e pelas disposições que lhe forem aplicadas.
Art. 3o – A Revista Tempo do Mundo é um periódico científico arbitrado, indexado, de difusão e circulação nacional e internacional, publicado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
Art. 4o – A Revista Tempo do Mundo tem como objetivo apresentar, divulgar e promover o intercâmbio de produções científicas atuais e relevantes sobre temas contemporâneos nas áreas de relações internacionais, economia internacional, desenvolvimento e sustentabilidade, visando à pluralidade tanto nas abordagens como nas metodologias científicas.
Art. 5o – A Revista Tempo do Mundo se atenta ao padrão de qualidade editorial do Ipea e atende à sua missão institucional.

CAPÍTULO II

DA ESTRUTURA EDITORIAL

Art. 6o – A estrutura editorial da Revista Tempo do Mundo é composta pelas seguintes instâncias:

I. Conselho Editorial do Ipea, instituído pela Portaria Ipea no 306, de 06 de setembro de 2017;

II. Comitê Editorial, composto pelo Corpo Editorial e pelo Conselho Acadêmico Consultivo;

III. Corpo Editorial, composto por Editor, Coeditor e Secretaria Executiva;

IV. Conselho Acadêmico Consultivo (CAC), constituído por renomados profissionais, de reconhecida expertise, externos e internos ao Ipea, todos de conceituadas universidades e/ou instituições de pesquisa no Brasil e no exterior; e

V. Coordenação Temática, notório pesquisador e especialista no tema convidado pelo Editor.

Parágrafo único - As atribuições e competências da estrutura editorial serão definidas na forma de regimento interno.

CAPÍTULO III

DA ESTRATÉGIA EDITORIAL


Art. 7o – O público-alvo da Revista Tempo do Mundo é composto por formuladores e executores de políticas públicas, pesquisadores, professores e estudantes que desenvolvem estudos e pesquisas sobre temas voltados às áreas temáticas da revista.

Art. 8o – A Revista Tempo do Mundo zela pela Integridade em Pesquisa e pela Ética na Ciência e nas Publicações, motivo pelo qual observará as diretrizes contidas nas normativas a seguir:
I. A Declaração de Cingapura sobre Integridade em Pesquisa, 2010;
II. Código de Boas Práticas em Pesquisa da FAPESP, 2014;
III. As Diretivas para a Integridade da Pesquisa do CNPq, 2011;
IV. O documento de Cooperação entre Instituições de Pesquisa e Periódicos em Casos de Integridade em Pesquisa: Orientação do Comitê [Internacional] de Ética em Publicações – COPE;e
V. A Resolução do Conselho Nacional de Saúde no 510, de 07 de abril de 2016,8 que dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais.

Art. 9o – A Revista Tempo do Mundo tem como estratégia difundir estudos inéditos nos formatos de artigos, tanto no seu dossiê temático, como na modalidade de demanda contínua, entrevistas, pesquisas e resenhas.

Art. 10o – As publicações da Revista Tempo do Mundo são de acesso público e gratuito, disponibilizadas on-line, no sítio do Ipea.

Art. 11o – A Revista Tempo do Mundo se compromete a seguir as orientações dos órgãos indexadores e de agências de fomento relativas à origem dos autores e avaliadores de 20% local/regional, 40% internacional e 40% nacional.

CAPÍTULO IV

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 12o – Este Estatuto poderá ser reformado, no seu todo ou em parte, pelo Diretor da Diretoria de Estudos e Relações Econômicas e Políticas Internacionais – DINTE.

Art. 13o – Os casos omissos neste Estatuto serão resolvidos pelo Corpo Editorial da Revista Tempo do Mundo, cabendo recurso ao Conselho Editorial do Ipea.

Art. 14o – O detalhamento e especificidades de toda a organização editorial-administrativa da Revista Tempo do Mundo serão definidos em Regimento Interno.

Art. 15o – Este Estatuto entra em vigor na data de sua publicação.