Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Tempo do Mundo é uma publicação trilíngue do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que tem como propósito promover debates sobre temas contemporâneos. Seu campo de atuação é o da economia e política internacionais, com abordagens multidisciplinares sobre as dimensões essenciais do desenvolvimento, incluindo as econômicas, políticas, sociais e relativas à sustentabilidade. A revista pretende contribuir no processo do Ipea de fortalecer um espaço de diálogo acadêmico, político e de intercâmbio de ideias e conhecimentos que permita acompanhar as pesquisas de ponta, apoiando a elaboração de políticas públicas a favor do desenvolvimento do país.
Políticas de Seção
 
FLUXO CONTÍNUO
A Revista Tempo do Mundo aceita em "Fluxo contínuo" contribuições de profissionais com notória experiência nos assuntos da revista ou com título de Doutor. Pós-graduandos podem apresentar manuscritos apenas em coautoria com Doutores ou profissionais com notória experiência.
 
DOSSIÊ TEMÁTICO
Excepcionalmente, no caso dos "Dossiês temáticos", a publicação aceita também contribuições cujos autores principais sejam Doutorandos e Mestres pesquisadores do assunto específico do número.
 
Processo de Avaliação Pelos Pares
 
A Revista Tempo do Mundo confirma o aceite da submissão do artigo em até dez dias. Em seguida, o artigo é avaliado por pareceristas externos por meio do sistema de revisão duplo cego. (double-blind peer review) Esse processo é anônimo e pode durar até 30 (trinta) dias. Uma vez elaborado o parecer, o mesmo será encaminhado ao autor.
 
Periodicidade
 
Revista Tempo do Mundo (rTM) é um periódico científico quadrimestral, arbitrado, indexado, de difusão e circulação nacional e internacional, publicado pelo Ipea.
 
Política de Acesso Livre

Esta revista incorpora textos publicados pela Revista Tempo do Mundo, oferencendo acesso livre e imediato de seu conteúdo, seguindo as políticas da licença CC BY 4.0.

Arquivamento
 
A revista utiliza serviços de preservação a longo prazo onde os artigos são atualmente arquivados, como CLOCKSS/LOCKSS e PKP PN. 
 
Critério de Ética
 
A Revista Tempo do Mundo zela pela Integridade em Pesquisa e pela Ética na Ciência e nas Publicações, motivo pelo qual observará as diretrizes contidas nas normativas a seguir: A Declaração de Cingapura sobre Integridade em Pesquisa, 2010; Código de Boas Práticas em Pesquisa da FAPESP, 2014; As Diretivas para a Integridade da Pesquisa do CNPq, 2011; O documento de Cooperação entre Instituições de Pesquisa e Periódicos em Casos de Integridade em Pesquisa: Orientação do Comitê [Internacional] de Ética em Publicações – COPE; e A Resolução do Conselho Nacional de Saúde no 510, de 07 de abril de 2016, que dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais.
 
Instruções para Autores
 
Acesse todas as diretrizes para autores que desejam submeter e publicar na Revista Tempo do Mundo.
 

Taxas

As publicações da Revista Tempo do Mundo são de acesso público e gratuito, disponibilizadas online, no site do Ipea.