Avaliação de Política Externa

Chamada para artigos para o número 33, 2023/3

Tema: Avaliação de Política Externa

Período de submissão de artigos: 15 de setembro de 2023 a 15 de novembro de 2023.

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que tem como uma de suas missões avaliar as políticas públicas brasileiras, decidiu assumir formalmente o desafio de executar tal tarefa para o caso da política externa. No início de 2021, teve início o projeto de pesquisa “Monitoramento e Avaliação da política externa brasileira: uma proposta preliminar para uma rotina geral”. Como primeiro produto da investigação, será publicado no primeiro trimestre de 2023 um livro que, de forma inédita, sistematiza aspectos teóricos e metodológicos sobre esta área em interface com as especificidades da realidade brasileira. Entre outros temas, a obra conta com uma revisão da literatura das áreas de Análise de Política Externa, de Análise de Políticas Públicas e da jovem Ciência de Dados. Em seu conjunto, este livro busca apontar caminhos possíveis para que, de alguma maneira, seja realizado o monitoramento e a avaliação da política externa do Brasil.

No bojo deste Projeto, o número 33 da Revista Tempo do Mundo será dedicado ao tema de avaliação de política externa. A convite do co-editor Walter Desiderá (Ipea), este número será coordenado pelos pesquisadores Osmany Porto de Oliveira (Laboppi – Unifesp), Letícia Pinheiro (NEAAPE – IESP/UERJ) e Carlos Aurélio Pimenta de Faria (PUC – Minas).​ A revista receberá artigos que versem sobre o monitoramento e avalição de política externa.

O Monitoramento e a Avaliação da Política Externa (M&A/PE) são ações que, do ponto de vista teórico e metodológico, receberam até o presente momento uma quantidade muito escassa de aportes e contribuições no campo da Análise de Política Externa (APE). Embora seja forçoso reconhecer que, numa perspectiva lato sensu, muitos estudos da área levem a cabo tais tarefas, tampouco é inegável a carência de um padrão com ampla aceitação e aplicabilidade por meio do qual tais pesquisas possam ser reunidas num universo comum que atenda a necessária comparabilidade exigida pela tarefa de monitoramento e avaliação . Sintomaticamente, nota-se incipiente diálogo desta produção com o campo da Análise de Políticas Públicas (APP).

Avaliar uma política pública, como é o caso da política externa, significa verificar se os objetivos propostos foram (devidamente, ou em determinado grau) alcançados. Considerando que o monitoramento, em última análise, constitui uma condição para tal tipo de escrutínio, vale ponderar, para ambos os casos, as seguintes questões fundamentais:

1. Como identificar e hierarquizar os objetivos de política externa?
2. Como mensurar os resultados obtidos?
3. Como definir os parâmetros de sucesso?
4. Como selecionar os critérios de avaliação?
5. Como delimitar o período sob escrutínio?
6. Como demarcar o prazo para que as consequências sejam consideradas finais?

Estas são algumas perguntas que, entre outras, traduzem as diretrizes que integram este dossiê temático proposto pela Revista Tempo do Mundo. Cumpre lembrar que, do ponto de vista de sua missão institucional, este tema tem importância crucial para o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), sobretudo para sua Diretoria de Estudos Internacionais (Dinte). Colaborações de caráter teórico-metodológico, assim como trabalhos aplicados a casos específicos, em particular aqueles que apresentem um desenho de investigação para o qual se possa imaginar algum grau de generalização (mesmo que com adaptações), serão recepcionados com satisfação pelos editores e pareceristas.

As regras de submissão e diretrizes aos autores encontram-se no link https://www.ipea.gov.br/revistas/index.php/rtm/about/submissions