A SÍNDROME DE BABEL E A NOVA DOUTRINA DE SEGURANÇA DOS ESTADOS UNIDOS

Autores

  • José Luís Fiori IE/UFRJ

Palavras-chave:

geopolítica, guerra, sistema interestatal, Estados Unidos, ordem internacional

Resumo

Busca-se analisar e discutir, por meio deste artigo, o significado da nova estratégia de segurança nacional dos Estados Unidos, definida pela administração de Donald Trump em documento oficial divulgado em 17 de dezembro de 2017. Nossa análise parte da identificação das principais novidades desse documento com relação a seus antecessores imediatos, sobretudo do período das duas administrações de Barack Obama, mas também com relação às grandes linhas e objetivos perseguidos pela política externa norte-americana durante a maior parte do século XX, em particular depois da Segunda Guerra Mundial e, ainda mais, depois do fim da guerra. Em seguida, levanta-se uma hipótese para explicar o comportamento aparentemente “desorganizador” do novo presidente americano, especialmente quando critica, denuncia ou simplesmente se desliga de várias instâncias, acordos ou organizações que os próprios Estados Unidos ajudaram a criar e lideraram durante as últimas décadas, com o objetivo explícito de construir um aparelho supranacional de governança global. Esta hipótese recorre ao mundo dos grandes mitos do início das nossas civilizações, e, neste caso, em particular, ao mito da torre de Babel, que aparece em várias culturas mesopotâmicas, mas que adquire notória visibilidade principalmente por meio de sua versão judaico-cristã.

Biografia do Autor

José Luís Fiori, IE/UFRJ

Professor permanente na Pós-Graduação em Economia Política Internacional do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE/UFRJ); coordenador do laboratório Ética e Poder Global do Núcleo de Bioética e Ética Aplicada (Nubea)/UFRJ; coordenador do grupo de pesquisa Poder Global e Geopolítica do Capitalismo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); e pesquisador no Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (INEEP).

Publicado

2018-07-10

Como Citar

Fiori, J. L. . (2018). A SÍNDROME DE BABEL E A NOVA DOUTRINA DE SEGURANÇA DOS ESTADOS UNIDOS. Revista Tempo Do Mundo, 4(2), 47-56. Recuperado de https://www.ipea.gov.br/revistas/index.php/rtm/article/view/12

Edição

Seção

Artigos