Financiamento ao Desenvolvimento

Chamada de artigos para o número 29, 2022/2

Período de submissão dos manuscritos: 1º de março 2022 a 30 de abril de 2022

Lançamento do número 29 da Revista Tempo do Mundo: agosto 2022

 

Através do financiamento ao desenvolvimento pode-se fortalecer os meios e alcançar os propósitos para a implementação e revitalização de parcerias bilaterais e multilaterais para o desenvolvimento sustentável, tanto em âmbito nacional quanto global. A mobilização de recursos internos para melhorar a capacidade nacional para arrecadação de impostos e receitas é fundamental para impulsionar o financiamento do desenvolvimento em países de menor desenvolvimento relativo a partir de múltiplas fontes. Ajudar os países em desenvolvimento a alcançar a sustentabilidade é responsabilidade global.

 

Em 2015, o mundo se junto sob a égide da Agenda 2030 e definiu 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. No entanto, no caminho de suas metas vivemos a maior crise de saúde global em décadas. Se a pandemia de Covid-19, por um lado, colocou sob risco este pacto global para o desenvolvimento; por outro lado, explicitou a necessidade de mais ações coordenadas entre os países para enfrentar os flagelos da crise sanitária que se instalou globalmente. Para tanto, é preciso encorajar a cooperação internacional para o desenvolvimento no contexto da crise.

 

As instituições financeiras de desenvolvimento (IFD) internacionais e nacionais cumprem importante papel para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e viabilizam parte significativa dos fundos destinados a esse propósito. O financiamento dessas instituições a programas e projetos em países em desenvolvimento são importantes para a transformação da sustentabilidade a ser alcançada por meio de reformas de sistemas econômicos e sociais no nível nacional e global.

 

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) têm acordo de cooperação técnica com o objetivo de ampliar as pesquisas e iniciativas para o cumprimento das metas da agenda 2030 de desenvolvimento sustentável.  

 

O número 29 da Revista Tempo do Mundo será coordenado por Carlos Pincemin, economista da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) para o Brasil e o Cone Sul.  Os interessados na temática podem submeter, entre 1º de março e 30 de abril de 2022, seus manuscritos sobre o financiamento ao desenvolvimento, incluindo governança financeira internacional, instituições de financiamento ao desenvolvimento, financiamento climático, financiamento para a retomada pós-pandemia e acordos sobre desenvolvimento sustentável.​