SIMULADORES DE VOO NA FORMAÇÃO DE PILOTOS DA ACADEMIA DA FORÇA AÉREA
CONTRIBUIÇÕES PARA O PODER AEROESPACIAL BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.38116/rtm37art14Palavras-chave:
Simuladores, Instrução Aérea, Poder Aeroespacial, Modernização, EnsinoResumo
A Força Aérea Brasileira (FAB) é o principal elemento constitutivo da Aeronáutica. É a expressão militar do poder aeroespacial. Neste contexto, nota-se a relevância de prover maior eficiência na formação dos pilotos. O objetivo deste trabalho é analisar a relação entre a modernização do ensino na Academia da Força Aérea (AFA), especificamente a partir do incremento de novos simuladores de voo, e o poder aeroespacial. Com referencial teórico sobre poder aeroespacial,
ensino e simuladores, foi realizada uma análise bibliográfica e documental a fim de descrever tais conceitos no âmbito da FAB. Foram analisados dados relativos ao desempenho de cadetes durante a instrução primária, na aeronave T-25 Universal, nos anos de 2020 e 2021, antes e após a adoção dos simuladores de voo. Observou-se uma redução na proporção de reprovações no curso, constatando-se os primeiros indícios de eficiência da modernização da instrução aérea. Os resultados iniciais demonstram a relevância do voo simulado e de novas tecnologias na formação dos pilotos militares, em consonância com o que é realizado na operação das aeronaves de caça, como o A-29 Super Tucano, o F-5M Tiger e o F-39 Gripen. Portanto, ao constatar-se que o uso de simuladores tem influenciado positivamente a eficiência da instrução primária dos aviadores que irão conduzir as modernas aeronaves de combate, pode-se, então, indicar que a adoção do voo simulado na AFA tem incrementado a capacidade militar da FAB, corroborando, assim, o emprego
do poder aeroespacial brasileiro.
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