AS MINUTAS DA DEFESA NACIONAL BRASILEIRA

UM ESTUDO DE CASO SOBRE PARTICIPAÇÃO DEMOCRÁTICA

Autores

  • Cinthya Araújo Gomes Universidade Federal da Paraíba
  • Débora Guedes Falcão UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB
  • Vinícius Teles do Carmo Santa Rosa UFPB

DOI:

https://doi.org/10.38116/rtm37art15

Palavras-chave:

Participação Democrática, Consulta Pública, Defesa Nacional

Resumo

Este trabalho se propõe a responder a seguinte pergunta: a consulta pública das minutas da Defesa Nacional representa uma contribuição para o processo de participação democrática? O Ministério da Defesa (MD) disponibiliza minutas dos documentos orientadores da Defesa Nacional para a consulta pública em formato online, via sítio oficial, permitindo que cidadãos analisem e sugiram alterações antes da publicação oficial. Os documentos incluem a Política Nacional de Defesa (PND), a Estratégia Nacional de Defesa (END) e o Livro Branco de Defesa Nacional (LBDN). A publicação desses documentos no Brasil gera controvérsias sobre o papel das Forças Armadas, como: a viabilidade das estratégias, a integração com outros setores da política nacional e a participação da sociedade civil nas discussões. A pesquisa utiliza-se da teoria da participação democrática elaborada por Carole Pateman, de modo a analisar o processo de consulta pública das minutas da Defesa Nacional, entender como teorias contemporâneas enxergam a participação, e verificar as implicações da consulta pública na formulação dos documentos oficiais. A hipótese adotada é que a consulta pública das minutas da Defesa Nacional brasileira não representa uma ampliação significativa da participação democrática. Como elementos conclusivos, depreende-se que, conforme teoria da participação democrática de Carole Pateman, percebe-se que mecanismos tais quais a consulta pública sem efeito vinculativo oferecem uma falsa pretensão de participação ampla. Portanto, a pesquisa tem o intuito de contribuir para a compreensão da participação política ativa e democrática, assim como para o aperfeiçoamento dos processos relativos à Defesa Nacional.

Biografia do Autor

Cinthya Araújo Gomes, Universidade Federal da Paraíba

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política e Relações Internacionais da Universidade Federal da Paraíba (PPGCPRI/UFPB); bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); e membro do Grupo de Pesquisa em Estudos Estratégicos e Segurança Internacional (Geesi). 

Débora Guedes Falcão, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB

Mestranda pelo PPGCPRI/UFPB; bolsista pela Capes; e membro do Geesi.

Vinícius Teles do Carmo Santa Rosa, UFPB

Doutorando pelo PPGCPRI/UFPB; bolsista pela Capes; e membro do Geesi.

Publicado

2025-04-30

Como Citar

Araújo Gomes, C., Guedes Falcão, D., & Teles do Carmo Santa Rosa, V. (2025). AS MINUTAS DA DEFESA NACIONAL BRASILEIRA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE PARTICIPAÇÃO DEMOCRÁTICA. Revista Tempo Do Mundo, (37), 397-423. https://doi.org/10.38116/rtm37art15