INFRAESTRUTURA AQUAVIÁRIA E SEGURANÇA MARÍTIMA NA FOZ DO RIO AMAZONAS

DEFICIÊNCIAS ESTRUTURAIS E DESAFIOS À DEFESA E À NAVEGAÇÃO SEGURA

Autores

  • Mauricio Tondin Meira Escola de Guerra Naval/ PPGEM
  • Adriano Lauro Escola de Guerra Naval (EGN) e Centro Universitário Celso Lisboa
  • Claudio Rodrigues Corrêa Escola de Guerra Naval (EGN) e Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO)

DOI:

https://doi.org/10.38116/rtm37art8

Palavras-chave:

Infraestrutura Aquaviária, Segurança Marítima, Defesa Nacional, Amazonas, Desenvolvimento Logístico

Resumo

A foz do rio Amazonas configura-se como zona estratégica para a segurança e a defesa do Brasil, concentrando vulnerabilidades relacionadas à escassez e dispersão da infraestrutura aquaviária. Este estudo analisa o impacto dessas deficiências sobre a segurança marítima – entendida em sua dimensão ampliada (safety e security) – e sobre a capacidade do Estado de exercer soberania no domínio fluvial e marítimo. Com base em revisão bibliográfica e análise de dados oficiais extraídos de documentos públicos e planos governamentais, investiga-se a articulação entre presença estatal, Defesa Nacional e desenvolvimento logístico. A análise evidencia que a fragilidade das infraestruturas aquaviárias compromete tanto a proteção contra ameaças intencionais como a segurança da navegação, dificultando a projeção do poder marítimo brasileiro. Argumenta-se que a segurança na região depende de um arranjo institucional que integre capacidades civis e militares, e de políticas públicas orientadas à resiliência territorial. Ao relacionar conceitos clássicos e contemporâneos de poder marítimo, segurança cooperativa e governança de infraestruturas críticas, o estudo contribui para o debate sobre os desafios estratégicos do Brasil na Amazônia Oriental.

Biografia do Autor

Mauricio Tondin Meira, Escola de Guerra Naval/ PPGEM

Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos (PPGEM) da Escola de Guerra Naval (EGN) no Rio de Janeiro.

Adriano Lauro, Escola de Guerra Naval (EGN) e Centro Universitário Celso Lisboa

Professor da Escola de Guerra Naval (EGN). Doutor em Administração pela Escola de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPEAD/UFRJ).

Claudio Rodrigues Corrêa, Escola de Guerra Naval (EGN) e Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO)

Professor da UNIFESO e da Escola de Guerra Naval (EGN). Doutor em Administração de Empresas pela Escola de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPEAD/UFRJ).

Publicado

2025-04-30

Como Citar

Tondin Meira, M., Lauro, A. ., & Rodrigues Corrêa, C. . (2025). INFRAESTRUTURA AQUAVIÁRIA E SEGURANÇA MARÍTIMA NA FOZ DO RIO AMAZONAS: DEFICIÊNCIAS ESTRUTURAIS E DESAFIOS À DEFESA E À NAVEGAÇÃO SEGURA. Revista Tempo Do Mundo, (37), 215-246. https://doi.org/10.38116/rtm37art8