INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

A PONTE PARA O DESENVOLVIMENTO E A DEFESA NACIONAIS

Autores

  • Lídia Maria Ribas Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Antonio Dos Santos Escola Superior de Guerra - ESG

DOI:

https://doi.org/10.38116/rtm37art2

Palavras-chave:

cerceamento tecnológico, estratégia nacional, soberania, desenvolvimento, setor de defesa

Resumo

Entendendo que o cerceamento tecnológico histórico que países menos desenvolvidos enfrentam limita o desenvolvimento de produtos estratégicos de defesa, este artigo enfoca a necessidade nacional de elaborar uma estratégia que vise à abordagem de políticas públicas de incentivo à inovação tecnológica. Para tanto, utilizou-se a metodologia dedutiva, partindo-se das seguintes conjecturas: i) o Brasil tem um baixo investimento em inovação tecnológica; ii) há falta de subsídio para a integração entre governo, universidades e empresas; e iii) a imprescindibilidade de estratégia nacional voltada ao desenvolvimento interno de tecnologia. Por meio da pesquisa bibliográfica e documental, o estudo concentrou-se em analisar os conceitos para a investigação, o arcabouço jurídico sobre inovação e as políticas já existentes. Foi possível concluir que o cerceamento tecnológico somente pode ser superado pelo atingimento do desenvolvimento nacional, incluído o setor de defesa, por intermédio do estímulo da inovação tecnológica.

Biografia do Autor

Lídia Maria Ribas, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Professora titular da Faculdade de Direito da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Fadir/UFMS); líder do Grupo de Pesquisas Direito, Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); pesquisadora do Grupo Tutela Jurídica das Empresas em face do Direito Ambiental Constitucional do CNPq; e membro da Academia Brasileira de Direito Tributário (ABDT), da Academia de Direito Processual de Mato Grosso do Sul (ADPMS), da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e do Centro de Investigação & Desenvolvimento sobre Direito e Sociedade da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa (Cedis/UNL).

Antonio Dos Santos, Escola Superior de Guerra - ESG

Analista de geopolítica, segurança e defesa do Centro de Estudos Estratégicos da Escola Superior de Guerra; e pesquisador do Laboratório de Simulações e Cenários da Escola de Guerra Naval.

Publicado

2025-04-30

Como Citar

Ribas, L. M., & Dos Santos, A. (2025). INOVAÇÃO TECNOLÓGICA: A PONTE PARA O DESENVOLVIMENTO E A DEFESA NACIONAIS. Revista Tempo Do Mundo, (37), 57-79. https://doi.org/10.38116/rtm37art2