A PRESIDÊNCIA BRASILEIRA NO G20

A INTERSETORIALIDADE NECESSÁRIA ENTRE O COMBATE À FOME, A BIOECONOMIA E AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO JUSTO E UM PLANETA SUSTENTÁVEL

Autores

  • Júlia Mascarello Fundação Getulio Vargas (FGV)
  • Juliana Nascimento PNUD
  • Matheus Marlisson Oliveira Matos PNUD

DOI:

https://doi.org/10.38116/rtm34art5

Palavras-chave:

Brasil, G20, Combate à fome e à pobreza, Mudanças climáticas, Bioeconomia

Resumo

A presidência do Brasil no Grupo dos Vinte (G20) em 2024 representa um marco ao propor uma abordagem integrada para enfrentar os desafios interligados de combate à fome, mudanças climáticas e promoção da bioeconomia. Sob a liderança do presidente Lula, foram estabelecidas duas forças-tarefas: uma focada na Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, e outra na Mobilização Global contra a Mudança Climática, incluindo a Iniciativa Global de Bioeconomia. Este artigo investiga a inovação dessas iniciativas brasileiras no contexto do G20, explorando como esses três temas estão inter-relacionados e analisando seu potencial como contribuição para a construção de um mundo justo e um planeta sustentável.

Biografia do Autor

Júlia Mascarello, Fundação Getulio Vargas (FGV)

Consultora na Fundação Getulio Vargas (FGV) apoiando o Plano de Transformação Ecológica do Ministério da Fazenda; doutoranda em relações internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGRI/UFSC).

Juliana Nascimento, PNUD

Consultora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Ministério da Fazenda,
na Finance Track do G20; e economista pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Matheus Marlisson Oliveira Matos, PNUD

Consultor do PNUD; pesquisador de políticas climáticas da School of International and Public Affairs (Sipa) da Columbia University; e mestre em pensamento global pela Columbia University.

Publicado

2024-04-30

Como Citar

Mascarello, J. ., Nascimento, J. ., & Marlisson Oliveira Matos, M. . (2024). A PRESIDÊNCIA BRASILEIRA NO G20: A INTERSETORIALIDADE NECESSÁRIA ENTRE O COMBATE À FOME, A BIOECONOMIA E AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO JUSTO E UM PLANETA SUSTENTÁVEL. Revista Tempo Do Mundo, (34), 149-174. https://doi.org/10.38116/rtm34art5