INDICADORES EXTERNOS COMO INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS

Autores

  • Renato Coelho Baumann das Neves Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)

DOI:

https://doi.org/10.38116/rtm33art8

Palavras-chave:

políticas públicas, indicadores da OCDE, inserção internacional

Resumo

A política externa de um país é um vetor resultante de influências variadas, tanto oriundas das políticas internas e dos propósitos de diversos setores da sociedade como da conjuntura externa a cada momento. Neste artigo se argumenta que a relação de causalidade não depende apenas das pressões internas. A comparação com outros países pode influenciar as próprias políticas internas e assim afetar o processo de inserção internacional. Esse argumento é ilustrado com base na análise de indicadores usados pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) e a situação relativa do Brasil nessas ferramentas de análise.

Biografia do Autor

Renato Coelho Baumann das Neves, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)

Técnico de planejamento e pesquisa na Diretoria de Estudos Internacionais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Dinte/Ipea); secretário-adjunto de assuntos internacionais no Ministério do Planejamento; e doutor em economia pela Universidade de Oxford (Inglaterra).

Publicado

2024-07-24

Como Citar

Coelho Baumann das Neves, R. (2024). INDICADORES EXTERNOS COMO INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS. Revista Tempo Do Mundo, (33), 235-260. https://doi.org/10.38116/rtm33art8

Edição

Seção

Dossiê Temático