APORTES DO CAMPO DA ANÁLISE DE POLÍTICA EXTERNA (APE) AO TRATAMENTO CIENTÍFICO DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DA POLÍTICA EXTERNA (M&A/PE)

PEQUENOS AVANÇOS ANTE ENORMES OBSTÁCULOS

Autores

  • Walter Antonio Desidera

DOI:

https://doi.org/10.38116/rtm33art4

Palavras-chave:

Monitoramento e avaliação, Análise de Política Externa, Políticas públicas

Resumo

No campo da Análise de Política Externa (APE), pesquisas com foco avaliativo são notavelmente pouco representadas entre as diversas áreas temáticas. Essa condição marginal é evidente tanto na limitada quantidade de estudos publicados quanto na quase total ausência dessas ideias nos principais quadros teóricos e conceituais. Para contrariar essa tendência, este artigo exploratório busca identificar e examinar contribuições dentro do campo que visaram direta ou indiretamente fornecer um quadro conceitual, teórico e/ou metodológico para o Monitoramento e Avaliação da Política Externa (M&A/PE). O propósito deste empreendimento é duplo: primeiro, delinear os principais desafios enfrentados por acadêmicos nesta área; e segundo, organizar os progressos mais significativos que eles alcançaram. Apesar da escassez de trabalhos disponíveis, compilar suas percepções é crucial. Esta síntese servirá como uma base para futuras pesquisas voltadas ao desenvolvimento de ferramentas que propiciem a execução dessas tarefas.   

Publicado

2024-07-24

Como Citar

Desidera, W. A. (2024). APORTES DO CAMPO DA ANÁLISE DE POLÍTICA EXTERNA (APE) AO TRATAMENTO CIENTÍFICO DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DA POLÍTICA EXTERNA (M&A/PE): PEQUENOS AVANÇOS ANTE ENORMES OBSTÁCULOS. Revista Tempo Do Mundo, (33), 111-144. https://doi.org/10.38116/rtm33art4

Edição

Seção

Dossiê Temático