POLÍTICA EXTERNA, ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS

UM ESTUDO SOBRE A AÇÃO TRANSNACIONAL DA SOCIEDADE CIVIL NA ACESSÃO DO BRASIL À OCDE

Autores

  • Osmany Porto de Oliveira Universidade Federal de São Paulo
  • Amanda Theodoro Universidade Federal de São Paulo/Laboratório de Políticas Públicas Internacionais
  • Raphaella Akemi Hirasawa Universidade Federal de São Paulo/Laboratório de Políticas Públicas Internacionais

DOI:

https://doi.org/10.38116/rtm33art3

Palavras-chave:

Brasil, OCDE, política externa, transferência de políticas, organizações da sociedade civil

Resumo

Em 2017, o Brasil enviou um pedido formal de acessão à Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), o qual foi aceito em janeiro de 2022. Em junho do mesmo ano, o país recebeu o roteiro para a acessão. Neste período, a sociedade civil se mobilizou para que a OCDE cobrasse do Brasil altos padrões em políticas públicas. Esta pesquisa tem por objetivo compreender as motivações e estratégias da ação transnacional de organizações da sociedade civil (OSCs), seus interesses e mecanismos de interação com a OCDE. A análise foi feita por meio de pesquisa documental, rastreamento do processo transnacional e levantamento exaustivo de material das seguintes OSCs: Conectas Direitos Humanos, Human Rights Watch, OECD Watch e Federação Internacional de Direitos Humanos. Os resultados da pesquisa mostram a atuação constante da sociedade civil durante aproximadamente dois anos, com ações políticas e de conhecimento, para influenciar o Brasil, por meio de estratégia bumerangue junto à OCDE, em matéria de políticas socioambientais e de direitos humanos. A pesquisa ajuda a avançar as fronteiras do conhecimento nos campos de política externa, políticas públicas e transferência de políticas.

Biografia do Autor

Osmany Porto de Oliveira, Universidade Federal de São Paulo

Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo, coordenador do Laboratório de Políticas Públicas Internacionais da Universidade Federal de São Paulo (Laboppi/Unifesp).

Amanda Theodoro, Universidade Federal de São Paulo/Laboratório de Políticas Públicas Internacionais

Graduanda em Relações Internacionais na Unifesp e pesquisadora do Laboppi.

Raphaella Akemi Hirasawa, Universidade Federal de São Paulo/Laboratório de Políticas Públicas Internacionais

Graduanda em Relações Internacionais na Unifesp e pesquisadora do Laboppi.

Publicado

2024-07-24

Como Citar

Porto de Oliveira, O., Theodoro, A., & Akemi Hirasawa, R. (2024). POLÍTICA EXTERNA, ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS: UM ESTUDO SOBRE A AÇÃO TRANSNACIONAL DA SOCIEDADE CIVIL NA ACESSÃO DO BRASIL À OCDE. Revista Tempo Do Mundo, (33), 77-109. https://doi.org/10.38116/rtm33art3

Edição

Seção

Dossiê Temático