O BRASIL ALIMENTARÁ A CHINA OU A CHINA ENGOLIRÁ O BRASIL?

Autores

  • Pedro Abel Vieira Embrapa
  • Antônio Marcio Buainain UNICAMP
  • Eliana Valeria Covolan Figueiredo Embrapa

Resumo

O crescimento explosivo da China e sua rápida transformação estrutural de uma sociedade rural para uma economia de base urbano-industrial introduziram fissuras na tradicional política de autossuficiência alimentar da China. Como resultado, a China foi forçada a implementar uma abertura seletiva do mercado de alimentos para as importações de produtos agrícolas, especialmente soja e carne bovina. Nos últimos vinte anos, o Brasil tornou-se o maior fornecedor de produtos agrícolas para o mercado chinês, e as exportações para a China aceleraram e aprofundaram as transformações tecnológicas e organizacionais da agricultura brasileira, que estão na base da competitividade do agronegócio brasileiro. Enquanto a China investe na diversificação das suas fontes de abastecimento alimentar, a agricultura brasileira está, em certa medida, se “especializado” em atender a China. Se, no curto prazo, a China parece não ter muitas alternativas de fornecimento, no longo prazo a situação pode mudar (a assincronia entre a China e o Brasil pode crescer, o que levanta uma série de preocupações sobre a crescente dependência brasileira das importações chinesas de alimentos). Este trabalho traz essas questões para o debate, e tenta responder à pergunta do título: o Brasil vai alimentar a China ou a China engolirá o Brasil?

Biografia do Autor

Pedro Abel Vieira, Embrapa

Doutor em fitotecnia pela Universidade de São Paulo (USP) e doutorando em economia pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) desde 1989. Atualmente desenvolve trabalhos em socioeconomia, com ênfase em gestão do risco agrícola, bioenergia e desenvolvimento regional na Secretaria de Inteligência e Macroestratégia (SIM) da Embrapa.

Antônio Marcio Buainain, UNICAMP

Doutor em economia pela Unicamp. Professor livre-docente do Instituto de Economia (IE) dessa universidade e pesquisador do Núcleo de Economia Agrícola e do Meio Ambiente (NEA/IE), do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (INCT/PPED) e do Laboratório de Estudos em Organização da Pesquisa e Inovação (Geopi/IG), ambos da Unicamp.

Eliana Valeria Covolan Figueiredo, Embrapa

Doutora em agronomia, com ênfase em economia rural, pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Pesquisadora da Embrapa, na área de economia rural, desde 2002. Atualmente é adida agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) junto à Embaixada do Brasil em Buenos Aires, Argentina.    

Publicado

2016-01-10

Como Citar

Vieira, P. A., Buainain, A. M. ., & Figueiredo, E. V. C. . (2016). O BRASIL ALIMENTARÁ A CHINA OU A CHINA ENGOLIRÁ O BRASIL?. Revista Tempo Do Mundo, 2(1), 51-81. Recuperado de https://www.ipea.gov.br/revistas/index.php/rtm/article/view/49

Edição

Seção

Artigos