APRENDIZAGEM E INOVAÇÃO NAS INDÚSTRIAS DE ENERGIAS RENOVÁVEIS NA ARGENTINA

MERCADO, TECNOLOGIA, ORGANIZAÇÃO E INSTITUIÇÕES

Autores

  • María Eugenia Castelao Caruana Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET)
  • Carolina Pasciaroni Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET)
  • Carina Guzowski Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET)
  • Mónica Castro Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET)
  • María Florencia Zabaloy Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET)
  • María María Ibañez Martin Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET)

DOI:

https://doi.org/10.38116/rtm32art4

Palavras-chave:

transição energética, quadrilema energético, câmbio tecnológico, hidrogênio, biodiesel, energia eólica, biogás

Resumo

A transição energética é hoje um processo ineludível para os países em desenvolvimento, que
põe em debate o equilíbrio entre a segurança energética, a equidade social, a sustentabilidade
ambiental e o desenvolvimento tecnológico produtivo. Este último está plantando a possibilidade
de transformar a transição energética em um espaço de oportunidade para o desenvolvimento de
novas capacidades tecnológicas associadas à geração de energia de fontes renováveis (EFR), o
que contribui para aumentar a competitividade e completar a estrutura produtiva destes países.
A partir do debate que representa a literatura econômica evolucionista e neoschumpeteriana
respeitando o papel das indústrias dedicadas à exploração e transformação de recursos naturais
no desenvolvimento econômico, este artigo se propõe a aprofundar a dinâmica inovadora
dessas indústrias e as condições de mercado, organizacionais, institucionais e tecnológicas que
moldam. Mediante a revisão de diversas fontes de dados secundários, o artigo analisa quatro
casos de estudo correspondentes às indústrias de produção de biogás, biodiesel, energia eólica e
hidrogênio baixo em emissões na Argentina. Observa-se que nenhuma dessas condições por si só
é suficiente para impulsionar espaços de aprendizado e inovação, pelo que é necessário considerar
suas múltiplas interações e a heterogeneidade dessas indústrias para projetar uma transição
energética que priorize o desenvolvimento tecnoprodutivo. Além disso, a presença de inovações
não necessariamente implica o desenvolvimento de capacidades tecnológicas pelo que persistem
interrogantes sobre as condições que habilitam os processos de aprendizagem e inovação.

Publicado

2023-08-31

Como Citar

Eugenia Castelao Caruana, M., Pasciaroni, C., Guzowski, C., Castro, M., Florencia Zabaloy, M., & María Ibañez Martin, M. (2023). APRENDIZAGEM E INOVAÇÃO NAS INDÚSTRIAS DE ENERGIAS RENOVÁVEIS NA ARGENTINA: MERCADO, TECNOLOGIA, ORGANIZAÇÃO E INSTITUIÇÕES. Revista Tempo Do Mundo, (32), 133-165. https://doi.org/10.38116/rtm32art4