A INTERNACIONALIZAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIROS
UMA ABORDAGEM ESTRATÉGICA
DOI:
https://doi.org/10.38116/rtm31art7Palavras-chave:
internacionalização de instituições científicas, financiamento para a internacionalização da educação, institutos brasileiros de ensino superior, cooperação Sul-Sul para a educação, cooperação Norte-Sul para a educação.Resumo
Este artigo analisa estratégias que podem ser utilizadas para melhorar a internacionalização das instituições científicas brasileiras. Examina as razões por trás da internacionalização nas Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras e diferentes mecanismos que podem ser usados pelas próprias instituições, agências financiadoras, bem como pesquisadores individuais, para melhorar o impacto internacional de suas pesquisas e a produção de ex-alunos de qualidade para resolver os problemas colocados pela sociedade. Questionamos por que instituições e pesquisadores devem considerar a internacionalização da pesquisa e do ensino, e uma abordagem operacional é proposta. A necessidade de prioridades estratégicas e parcerias é destacada, bem como métodos para monitorar e avaliar esses métodos. Mostramos também que as instituições devem questionar como as iniciativas se enquadram na missão e estratégia global da instituição, e como podem enquadrar e decidir sobre várias formas de internacionalização.
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