A INTERNACIONALIZAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIROS

UMA ABORDAGEM ESTRATÉGICA

Autores

  • Timothy Finan Universidade do Arizona
  • Abilio Afonso Baeta Neves Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Concepta McManus Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.38116/rtm31art7

Palavras-chave:

internacionalização de instituições científicas, financiamento para a internacionalização da educação, institutos brasileiros de ensino superior, cooperação Sul-Sul para a educação, cooperação Norte-Sul para a educação.

Resumo

Este artigo analisa estratégias que podem ser utilizadas para melhorar a internacionalização das instituições científicas brasileiras. Examina as razões por trás da internacionalização nas Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras e diferentes mecanismos que podem ser usados pelas próprias instituições, agências financiadoras, bem como pesquisadores individuais, para melhorar o impacto internacional de suas pesquisas e a produção de ex-alunos de qualidade para resolver os problemas colocados pela sociedade. Questionamos por que instituições e pesquisadores devem considerar a internacionalização da pesquisa e do ensino, e uma abordagem operacional é proposta. A necessidade de prioridades estratégicas e parcerias é destacada, bem como métodos para monitorar e avaliar esses métodos. Mostramos também que as instituições devem questionar como as iniciativas se enquadram na missão e estratégia global da instituição, e como podem enquadrar e decidir sobre várias formas de internacionalização.

 

Biografia do Autor

Timothy Finan, Universidade do Arizona

Professor da Universidade do Arizona; e PhD em antropologia cultural pela Universidade do Arizona.

Abilio Afonso Baeta Neves, Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Assessor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); e Doutor em Ciência Política pela Westfälische Wilhelms Universität.

Concepta McManus, Universidade de Brasília

Professora da Universidade de Brasília (UnB); e doutora em filosofia pela Universidade de Oxford.

Capa do número 31 da Revista Tempo do Mundo

Publicado

2023-04-30

Como Citar

Finan, T., Afonso Baeta Neves, A., & McManus, C. (2023). A INTERNACIONALIZAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIROS: UMA ABORDAGEM ESTRATÉGICA. Revista Tempo Do Mundo, (31), 205-225. https://doi.org/10.38116/rtm31art7