SEGURANÇA ALIMENTAR NAS POLÍTICAS ESTRATÉGICAS DA CHINA E DOS ESTADOS UNIDOS

APORTES PARA O BRASIL

Autores

  • Andrea Curiacos Bertolini Embrapa
  • Stelito de Assis Reis Neto Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)
  • José Roberto de Lima Andrade Escola Superior de Defesa (ESD).

DOI:

https://doi.org/10.38116/rtm31art11

Palavras-chave:

segurança nacional, segurança alimentar, estratégia, defesa nacional, políticas públicas

Resumo

O conceito atual de segurança de Estado compreende uma abordagem transversal e multidisciplinar de segurança que inclui, entre outros, segurança energética, cibernética e alimentar. Países que são grandes produtores ou importadores de alimentos consideram segurança alimentar um dos principais pilares de sua segurança nacional. Nesse contexto, a execução de políticas estratégicas de segurança alimentar tem papel decisivo na manutenção da soberania, na estabilidade de poder e na expansão da influência econômica e geopolítica de um país. Este trabalho analisou, no contexto brasileiro e internacional, a relevância de uma política de segurança alimentar como parte de uma macroestratégia de Estado. Seu objetivo foi provocar uma reflexão sobre a importância do tema de segurança alimentar na formação de macropolíticas de Estado e de segurança nacional. Observa-se que as políticas de segurança alimentar adotadas pelos países dependem de seus respectivos modelos políticos, de seu papel na garantia da segurança alimentar global e de seu conceito de autossuficiência. Devido ao seu protagonismo no contexto da segurança alimentar global, o Brasil necessita de uma política de segurança alimentar inserida em uma macroestratégia de Estado destinada a influenciar outros países econômica e politicamente a seu favor.

Biografia do Autor

Andrea Curiacos Bertolini, Embrapa

PhD em química de alimentos pela Universidade de Nantes; pós-doutora pela Universidade de Idaho; e pesquisadora na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)

Stelito de Assis Reis Neto, Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)

Superintendente de armazenagem da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)

José Roberto de Lima Andrade, Escola Superior de Defesa (ESD).

Professor da Escola Superior de Defesa (ESD).

Capa do número 31 da Revista Tempo do Mundo

Publicado

2023-04-30

Como Citar

Curiacos Bertolini, A., de Assis Reis Neto, S., & de Lima Andrade, J. R. . (2023). SEGURANÇA ALIMENTAR NAS POLÍTICAS ESTRATÉGICAS DA CHINA E DOS ESTADOS UNIDOS: APORTES PARA O BRASIL. Revista Tempo Do Mundo, (31), 319-343. https://doi.org/10.38116/rtm31art11