INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES E O PAPEL BRASILEIRO NA AMAZÔNIA SUL-AMERICANA, UMA CONCERTAÇÃO NECESSÁRIA

GOVERNAR, INTEGRAR, PRESERVAR

Autores

  • Thais Virga Universidade de São Paulo (USP)
  • Bárbara Carvalho Neves Programa Interinstitucional de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas

DOI:

https://doi.org/10.38116/rtm30art6

Palavras-chave:

Amazônia sul-americana, integração e governança regional, infraestrutura de transportes, proteção ambiental, Brasil

Resumo

Tendo como recorte espacial a Amazônia sul-americana, este trabalho objetiva discuti-la como um espaço físico, ambiental e socioeconômico de relevância à rearticulação regional, destacando a questão da infraestrutura dos transportes e a importância do Brasil para impulsionar esse processo na contemporaneidade. Com o fim da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) em 2019, vários de seus conselhos foram paralisados e descontinuados, como o Conselho de Infraestrutura e Planejamento (Cosiplan), refletindo no abandono de esforços construídos desde o início do século XXI. Ademais, tensionaram-se relações entre preferências nacionais e a indispensável busca por desenvolvimento, e mecanismos de cooperação e integração regional, instrumentos fundamentais para atender a tais demandas. Por sua vez, um cenário de instituições desacreditadas abriu espaço para maior atuação de múltiplos atores públicos e privados, internos e crescentemente internacionais e multinacionais, que, de maneira desconexa dos arranjos regionais, direcionam obras de infraestrutura focando em seus próprios interesses, ampliando também a vulnerabilidade socioambiental dos/nos territórios amazônicos. Defende-se que é necessário integrar para preservar e desenvolver. A governança e a institucionalidade regionais representam pilares centrais para a retomada de um processo integracionista sul-americano mais resiliente, que vise à proteção e ao desenvolvimento amazônico, no qual o Brasil tem um relevante papel impulsionador a ser exercido e uma liderança diretiva a retomar

Biografia do Autor

Thais Virga, Universidade de São Paulo (USP)

Pesquisadora externa no Laboratório de Geografia Política da Universidade de São Paulo (Geopo/USP); pesquisadora e colíder do Grupo de Pesquisa em Infraestrutura e Planejamento Urbano da Universidade Estadual de Campinas (Gipur/Unicamp); doutora em desenvolvimento econômico pelo Instituto de Economia (IE) da Unicamp; e pós-doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

Bárbara Carvalho Neves, Programa Interinstitucional de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas

Doutoranda e mestra pelo Programa Interinstitucional de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas, com bolsa Fapesp (nº  20/04348-5); e pesquisadora do Observatório de Regionalismo (ODR), do Laboratório de Novas Tecnologias de Pesquisa em Relações Internacionais (Lantri) e do Grupo de Reflexión sobre Integración y Desarrollo en América Latina y Europa (Gridale).

Publicado

2023-04-14

Como Citar

Virga, T., & Neves, B. C. (2023). INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES E O PAPEL BRASILEIRO NA AMAZÔNIA SUL-AMERICANA, UMA CONCERTAÇÃO NECESSÁRIA: GOVERNAR, INTEGRAR, PRESERVAR. Revista Tempo Do Mundo, (30), 163-200. https://doi.org/10.38116/rtm30art6