A BRECHA TECNOLÓGICA REGIONAL E O CASO DA PRODUÇÃO DE VACINAS NA ARGENTINA E NO BRASIL

Autores

  • Lautaro Zubeldia Lauta Universidade Nacional de José C. Paz
  • María José Haro Sly Universidade Johns Hopkins

DOI:

https://doi.org/10.38116/rtm30art9

Palavras-chave:

Mercosul, soberania sanitária, dependência tecnológica, vacinas, medicamentos

Resumo

Este artigo se propõe a discutir o papel da ciência, da tecnologia e da inovação (CTI) na região fazendo um estudo de caso da produção de vacinas na Argentina e no Brasil tendo em conta o contexto da biotecnologia latino-americana. O artigo apresentará dados sobre a assimetria em CTI no Mercado Comum do Sul (Mercosul), comparando a região com as maiores potências tecnológicas contemporâneas dos Estados Unidos e China. Analisaremos a dependência tecnológica no marco da pandemia de covid-19 na região e desenvolveremos os casos da Argentina e do Brasil na produção de vacinas. Finalmente, propõe-se a necessidade de se avançar com a implementação de uma agência reguladora de medicamentos do Mercosul, buscando a soberania sanitária para facilitar a produção de medicamentos, insumos e vacinas na região.

Biografia do Autor

Lautaro Zubeldia Lauta, Universidade Nacional de José C. Paz

Doutor em Ciências Biológicas pela Universidade Nacional José C. Paz; e pesquisador do Conselho Nacional de Pesquisa Científica e Técnica (CONICET).

María José Haro Sly, Universidade Johns Hopkins

Doutoranda em Sociologia pela Universidade John Hopkins, atua no Ministério da Ciência e Tecnologia da República Argentina.

Publicado

2023-04-14

Como Citar

Lauta, L. Z., & Haro Sly, M. J. (2023). A BRECHA TECNOLÓGICA REGIONAL E O CASO DA PRODUÇÃO DE VACINAS NA ARGENTINA E NO BRASIL. Revista Tempo Do Mundo, (30), 253-287. https://doi.org/10.38116/rtm30art9