CINCO MISSÕES PARA O DESENVOLVIMENTO TRANSFORMADOR DO BRASIL

METODOLOGIA E RESULTADOS DO ESTUDO-BASE DO PLANO ABDE 2030 DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Autores

  • Karin Costa Vazquez Fudan University | O.P. Jindal Global University
  • Cristina Reis Universidade Federal do ABC
  • Joao Prates Romero Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Fernanda Cimini Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Luma Ramos Boston University
  • Márcio Alvarenga Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.38116/rtm29art7

Palavras-chave:

Agenda 2030, desenvolvimento transformador, finanças sustentáveis, missões estratégicas, ABDE, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Resumo

Em março de 2022, a Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) lançou o Plano ABDE 2030 de Desenvolvimento Sustentável, com propostas de políticas públicas para catalisar US$ 380 bilhões em investimentos de 32 instituições do Sistema Nacional de Fomento (SNF) a fim de promover a implementação dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS). O plano utilizou abordagem teórica epistemológica interdisciplinar e não eurocêntrica, combinando ferramentas de análise quantitativas e qualitativas alinhadas com recomendações da Organização das Nações Unidas (ONU). A primeira parte do plano avaliou o estado de implementação dos ODS no Brasil e a contribuição do SNF para as suas dimensões ambiental, social, econômica e institucional. A segunda parte propôs cinco missões estratégicas para o desenvolvimento transformador do Brasil e medidas para fortalecer a estrutura institucional e a coordenação do SNF, com vistas a acelerar e dar escala à implementação dos ODS no país. Tanto o diagnóstico dos ODS quanto as missões estratégicas inovam em termos metodológicos colocando o Brasil na fronteira do planejamento para o financiamento da Agenda 2030. Este artigo descreve e publiciza a metodologia do estudo-base do plano e seus principais resultados, contribuindo para a sua replicação dentro e fora do Brasil.

Biografia do Autor

Karin Costa Vazquez, Fudan University | O.P. Jindal Global University

Professora da Jindal School of International Affairs da OP Jindal Global University.

Cristina Reis, Universidade Federal do ABC

Professora do Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do ABC (Cecs/UFABC).

Joao Prates Romero, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professor do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da Universidade Federal de Minas Gerais (Cedeplar/UFMG).

Fernanda Cimini, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professora do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da Universidade Federal de Minas Gerais (Cedeplar/UFMG).

Luma Ramos, Boston University

Doutora em economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); e pesquisadora na Boston University Global Development Policy Center.

Márcio Alvarenga, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutorando do programa de pós-graduação em economia da UFRJ; e pesquisador do Grupo de Economia do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Gema)/UFRJ.

Publicado

2022-12-14

Como Citar

Vazquez, K. C., Reis, C., Romero, J. P., Cimini, F., Ramos, L., & Alvarenga, M. (2022). CINCO MISSÕES PARA O DESENVOLVIMENTO TRANSFORMADOR DO BRASIL: METODOLOGIA E RESULTADOS DO ESTUDO-BASE DO PLANO ABDE 2030 DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. Revista Tempo Do Mundo, (29), 207-270. https://doi.org/10.38116/rtm29art7