IDE, CRESCIMENTO DA PRODUTIVIDADE E MUDANÇA ESTRUTURAL NOS PAÍSES EUROPEUS PÓS-COMUNISTAS

UMA ANÁLISE NO NÍVEL DA INDÚSTRIA

Autores

  • André Pineli IPEA

DOI:

https://doi.org/10.38116/rtm29art10

Palavras-chave:

investimento direto estrangeiro, crescimento da produtividade, mudança estrutural, economias pós-comunistas

Resumo

O desenvolvimento econômico é um processo complexo, por meio do qual o crescimento do produto agregado é acompanhado de mudanças nas estruturas setoriais de produção e de emprego. Embora autores importantes como Simon Kuznets e Hollis Chenery tenham demonstrado, desde o fim dos anos 1950, a importância, em termos quantitativos, da mudança estrutural, o tema permaneceu amplamente ignorado pelos economistas mainstream, que tendiam a enxergá-lo como um subproduto de menor importância do crescimento econômico. Contudo, nas últimas duas décadas, o interesse a respeito do tema tem sido retomado, alimentado, entre outras coisas, por discussões sobre desindustrialização prematura e sobre a viabilidade de rotas alternativas para a prosperidade. Este estudo foca o papel exercido pelo investimento direto estrangeiro (IDE) no processo de mudança estrutural dos países receptores do investimento. Usando dados setoriais de doze economias pós-comunistas da Europa, o artigo investiga se o efeito do IDE sobre o crescimento da produtividade e sobre a mudança estrutural depende da qualidade institucional, da dotação de capital humano, do grau de envolvimento em cadeias globais de valor (CGVs) e do alinhamento a vantagens comparativas.

Biografia do Autor

André Pineli, IPEA

Researcher at the Department of International Studies of the Institute for Applied Economic Research (Dinte/Ipea); PhD in International Business, University of Reading.

Publicado

2022-12-12

Como Citar

Pineli, A. (2022). IDE, CRESCIMENTO DA PRODUTIVIDADE E MUDANÇA ESTRUTURAL NOS PAÍSES EUROPEUS PÓS-COMUNISTAS: UMA ANÁLISE NO NÍVEL DA INDÚSTRIA. Revista Tempo Do Mundo, (29), 335-386. https://doi.org/10.38116/rtm29art10