SOBERANIA E CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO

UMA VISÃO BRASILEIRA

Autores

  • Flávio Neri Hadmann Jasper Universidade da Força Aérea (Unifa)
  • André Figueiredo Nunes Dinte/Ipea

DOI:

https://doi.org/10.38116/rtm28art12

Palavras-chave:

soberania, defesa aeroespacial, controle de tráfego, Amazônia, integração regional

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar a criação do Sistema Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (SISDACTA) desde a sua concepção, evolução e situação atual. A criação de um sistema integrado teve como desafio prover as informações necessárias para manter a soberania nacional no espaço aéreo brasileiro, provendo um sistema de gerenciamento de tráfego aéreo com qualidade internacional e um sistema de defesa aérea (hoje aeroespacial) que rivalizasse com os sistemas existentes em países do primeiro mundo, com menor custo de implantação e operação. Como um sistema integrado, o SISDACTA é uma inovação administrativa, de sistema e operacional. A pesquisa trouxe, também, um breve histórico da criação do Sistema Integrado de Proteção da Amazônia (SIPAM), sistema criado dentro de uma vertente ligada à ecologia e derivada da agenda da conferência realizada no Rio de Janeiro, a ECO-92. O trabalho analisa, ainda, o Sistema Integrado de Vigilância da Amazônia (SIVAM) que se transformou no Quarto Centro Integrado de Defesa Aeroespacial e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV) com sede em Manaus-AM. A pesquisa aborda, também, de forma resumida, a importância do financiamento externo atrelado a objetivos de longo prazo que permitiram viabilizar um projeto estratégico dessa envergadura. Como objetivo de pesquisa, este trabalho é exploratório, de natureza qualitativa nas suas análises e utilizou, como técnicas de pesquisa, a documental e a bibliográfica. O referencial teórico que respalda as reflexões desta pesquisa situa-se no campo da teoria do poder aéreo (Douhet), nos conceitos de administração e de teoria de sistemas. A pesquisa demonstra que o SISDACTA evoluiu para dois sistemas, o Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro (SISDABRA) que, atualmente, tem o Comando Aeroespacial (COMAE) como órgão central e o Sistema de Controle Aeroespacial Brasileiro (SISCEAB), cujo órgão central é o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), responsável pelo gerenciamento do tráfego aéreo.

Biografia do Autor

Flávio Neri Hadmann Jasper, Universidade da Força Aérea (Unifa)

Professor titular da Universidade da Força Aérea (Unifa) e doutor em ciências aeroespaciais pela Unifa.

André Figueiredo Nunes, Dinte/Ipea

Pesquisador do Programa de Pesquisa para o Desenvolvimento Nacional (PNPD) na Diretoria de Estudos e Relações Econômicas e Políticas Internacionais (Dinte) do Ipea; doutor em ciências militares pela Escola de Comando do Estado-Maior do Exército (Eceme).

Publicado

2022-07-19

Como Citar

Jasper, F. N. H., & Nunes, A. F. (2022). SOBERANIA E CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO: UMA VISÃO BRASILEIRA. Revista Tempo Do Mundo, (28), 345-366. https://doi.org/10.38116/rtm28art12