A VINGANÇA DE PROMETEU

CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E A RECONFIGURAÇÃO DO PODER INTERNACIONAL NO SÉCULO XXI

Autores

  • Ana Saggioro Garcia Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Luis Manuel Rebelo Fernandes IRI PUC-Rio
  • Samuel Rufino de Carvalho IRI PUC-Rio
  • Lucia Viegas INEST/UFF

DOI:

https://doi.org/10.38116/rtm28art2

Palavras-chave:

Ciência, tecnologia e inovação, desenvolvimento desigual, poder internacional, patentes

Resumo

Este artigo examina a reconfiguração do poder internacional desde o fim da Guerra Fria, incorporando dimensões cruciais de ciência, tecnologia e inovação (CT&I). Acompanhamos a evolução das posições relativas ocupadas por Estados Unidos, União Europeia (UE), China, Japão, Índia, Rússia, Brasil e Coreia do Sul na economia global entre 1990 e 2020 em três dimensões: dinamismo produtivo – medido por participação relativa no produto interno bruto (PIB) mundial calculado por paridade de poder de compra (PPC); dinamismo científico e tecnológico – medido por participação relativa na autoria de artigos publicados em revistas internacionais indexadas; e dinamismo de inovação – medido por participação relativa no registro de patentes no mundo. Para medir e avaliar as mudanças estruturais em curso, adaptamos os índices de Rae e Taylor e de Laakso e Taagepera, comumente usados para aferir graus de fragmentação em sistemas políticos, elaborar índices de concentração/dispersão de poder relativo em cada dimensão e indicar o número e a composição de “potências relativas” no seu âmbito. Os resultados evidenciam a erosão do poder relativo das “potências tradicionais” (Estados Unidos, Europa e Japão), a ascensão acelerada da China e a emergência de novas “potências relevantes” (com destaque para a Índia e a Coreia do Sul), mas com graus diferenciados de difusão/concentração conforme a dimensão considerada. Reforçam a compreensão de que capacidades nacionais em CT&I se tornaram um vetor central da reconfiguração do poder mundial.

Biografia do Autor

Ana Saggioro Garcia, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Professora adjunta IRI PUC-Rio

Luis Manuel Rebelo Fernandes, IRI PUC-Rio

Professor e atual diretor do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da Pontifícia Universidade
Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio); e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Samuel Rufino de Carvalho, IRI PUC-Rio

Doutorando em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Mestre em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Goiana e doutorando em Relações Internacionais da PUC-Rio.

Lucia Viegas, INEST/UFF

Doutora em Gestão e Inovação Tecnológica, EQ/UFRJ, com Pós-Doutorado em Estudos Estratégicos, INEST/UFF.

 

Publicado

2022-07-19

Como Citar

Garcia, A. S., Rebelo Fernandes, L. M., Rufino de Carvalho, S., & Viegas, L. (2022). A VINGANÇA DE PROMETEU: CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E A RECONFIGURAÇÃO DO PODER INTERNACIONAL NO SÉCULO XXI. Revista Tempo Do Mundo, (28), 43-84. https://doi.org/10.38116/rtm28art2