POLÍTICAS INDUSTRIAIS NA CHINA NOS ÚLTIMOS TRINTA ANOS

Autores

  • Marcelo Nonnenberg IPEA
  • Uallace Moreira Lima UFBA
  • Scarlett Queen Almeida Bispo IPEA

DOI:

https://doi.org/10.38116/rtm28art11

Palavras-chave:

Inovação tecnológica, Indústria chinesas, Políticas industriais

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar as principais políticas industriais e de educação desenvolvidas pela China nos últimos trinta anos voltadas para o fortalecimento dos setores de alta tecnologia. Nesse sentido, partindo de um arcabouço teórico e metodológico de sistema setorial de inovação (SSI) e ciclos tecnológicos do produto, foi dada ênfase às principais medidas, visando o fortalecimento do processo doméstico de inovação e as políticas voltadas para o ensino superior, que as complementam. Foi visto que, principalmente a partir de meados da década de 2000, a China vem construindo uma indústria de alta tecnologia baseada tanto em empresas domésticas quanto em tecnologias domésticas, denominadas de indigenous innovation. Portanto, o objetivo é não apenas tornar cada vez mais a inovação industrial o principal motor do crescimento econômico como garantir uma relativa independência desses setores de conhecimento.

Biografia do Autor

Marcelo Nonnenberg, IPEA

Técnico de planejamento e pesquisa na Dinte/Ipea; e doutor em economia da indústria e da tecnologia
pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Uallace Moreira Lima, UFBA

Professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA); e doutor em desenvolvimento econômico pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (IE/Unicamp).

Scarlett Queen Almeida Bispo , IPEA

Pesquisadora do Programa de Pesquisa para o Desenvolvimento Nacional (PNPD) na Dinte/Ipea; e economista pela UFBA.

Publicado

2022-07-19

Como Citar

Nonnenberg, M., Moreira Lima, U. ., & Almeida Bispo , S. Q. (2022). POLÍTICAS INDUSTRIAIS NA CHINA NOS ÚLTIMOS TRINTA ANOS. Revista Tempo Do Mundo, (28), 297-344. https://doi.org/10.38116/rtm28art11