INSERÇÃO INTERNACIONAL COMO VETOR DA RECUPERAÇÃO ECONÔMICA DO BRASIL

PROPOSTAS PARA DINAMIZAÇÃO DAS EXPORTAÇÕES

Autores

  • Ivan Oliveira IPEA
  • Fernando José da Silva Paiva Ribeiro IPEA
  • Luís Fernando Tironi IPEA
  • Marcelo Nonnenberg IPEA
  • Flavio Lyrio Carneiro IPEA
  • Glauco Avelino Sampaio Oliveira IPEA

DOI:

https://doi.org/10.38116/rtm26art3

Palavras-chave:

exportações, política comercial, promoção de exportações, crédito às exportações, normas técnicas

Resumo

A exportação é um dos principais indutores do crescimento econômico, e terá certamente papel importante na recuperação da economia brasileira após a superação do período mais crítico da pandemia do novo coronavírus. O país enfrenta não apenas o desafio de elevar suas exportações, mas também de diversificá-las e torná-las menos dependentes de um conjunto limitado de commodities. As dificuldades competitivas do setor industrial brasileiro, e propostas para superá-las, vêm sendo discutidas exaustivamente há vários anos. E o cenário pós-pandemia tende a ser ainda mais desafiador para o setor.

Este artigo se dedica a fazer uma contextualização da situação atual e um breve diagnóstico de algumas das principais questões de política associadas à exportação, e a apresentar sugestões e recomendações com vistas a sustentar as exportações durante a crise provocada pela COVID-19 e estimular seu crescimento e sua diversificação no período pós-pandemia. Os temas tratados foram: crédito à exportação, promoção de exportações, exportações de bens agrícolas, normas técnicas, arcabouço multilateral de regulamentação do comércio internacional e negociações de acordos comerciais. As propostas aqui apresentadas têm tanto um enfoque de curto prazo, para o período de recuperação pós-COVID-19, quanto uma perspectiva de médio e longo prazo, endereçando questões mais estruturais relacionadas à inserção internacional do país.

Biografia do Autor

Ivan Oliveira, IPEA

Diretor do Departamento de Estudos e Relações Econômicas e Políticas Internacionais (Dinte) da Ipea.

Fernando José da Silva Paiva Ribeiro, IPEA

Coordenador de Relações Econômicas Internacionais da Dinte/Ipea.

Luís Fernando Tironi, IPEA

Pesquisador da Dinte/Ipea

Marcelo Nonnenberg, IPEA

Pesquisador da Dinte/Ipea

Flavio Lyrio Carneiro, IPEA

Pesquisador da Dinte/Ipea

Glauco Avelino Sampaio Oliveira, IPEA

Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental na Dinte/Ipea.

Publicado

2021-10-05

Como Citar

Oliveira, I. T. M., Ribeiro, F. J. da S. P., Tironi, L. F., Nonnenberg, M., Carneiro, F. L., & Oliveira, G. A. S. (2021). INSERÇÃO INTERNACIONAL COMO VETOR DA RECUPERAÇÃO ECONÔMICA DO BRASIL: PROPOSTAS PARA DINAMIZAÇÃO DAS EXPORTAÇÕES. Revista Tempo Do Mundo, (26), 103-144. https://doi.org/10.38116/rtm26art3