FORMAÇÃO TERRITORIAL, ECONOMIA E PROJETOS DE INTEGRAÇÃO REGIONAL DA PAN-AMAZÔNIA

Autores

  • Irenildo Costa da Silva IFAM
  • Nohra León Rodríguez UNAL

DOI:

https://doi.org/10.38116/rtm27art1

Palavras-chave:

Pan-Amazônia, economia, integração regional, megaprojetos, recursos

Resumo

O objetivo que envolve este artigo está centrado no esforço analítico para contextualizar a formação socioespacial e a economia da Pan-Amazônia, assim como os processos de integração regional, algo que podemos dizer estar muito relacionado e associado ao desenvolvimento e implantação dos megaprojetos na região. O gigantismo da Pan-Amazônia é algo que possibilita vantagens e desvantagens. Por um lado, o culto ao mítico, ao lendário, seus encantos e belezas despertam curiosidades e desejos de conhecê-la e senti-la de perto; por outro lado, há as ambições por usufruir dos recursos presentes na região. O artigo se encontra dividido em três partes, para além da introdução e das considerações finais. Na primeira, a análise está centrada no processo de formação histórica da região, o que se deu por meio da disputa dos interesses internacionais nos recursos presentes nos ecossistemas amazônicos. Na segunda, é discutida a economia da região, a qual se configura em torno das atividades extrativistas, o que tem servido apenas para o enriquecimento dos grandes países centrais que as exploram. Por fim, na terceira parte são discutidas as iniciativas em torno das articulações de cooperação para o melhor usufruto da região e seus potenciais.

Biografia do Autor

Irenildo Costa da Silva, IFAM

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM).

Nohra León Rodríguez, UNAL

Professora na Universidade Nacional da Colômbia (UNAL) e coordenadora de pós-graduação do Departamento de Geografia na UNAL.

Publicado

2022-03-18

Como Citar

Silva, I. C. da ., & Rodríguez, N. L. . (2022). FORMAÇÃO TERRITORIAL, ECONOMIA E PROJETOS DE INTEGRAÇÃO REGIONAL DA PAN-AMAZÔNIA. Revista Tempo Do Mundo, (27), 19-44. https://doi.org/10.38116/rtm27art1