HIDRELÉTRICAS NA AMAZÔNIA

UMA DISCUSSÃO DOS IMPACTOS DE BELO MONTE À LUZ DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL

Autores

  • Lindomayara França Ferreira Universidade Federal de Pernambuco
  • Cynthia Xavier de Carvalho Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.38116/rtm27art14

Palavras-chave:

usina hidrelétrica, Amazônia, licenciamento ambiental, meio ambiente, conflitos sociais

Resumo

O objetivo deste artigo consiste em realizar um estudo de caso Belo Monte à luz do licenciamento ambiental para o período de 2000-2015, buscando analisar os desafios da política ambiental quanto à relação Estado/energia/conflitos socioambientais. Esta pesquisa apresenta fundamentação metodológica de natureza exploratória, descritiva e analítica, com procedimentos de revisão bibliográfica, documental e análise de dados do período de implantação do projeto hidrelétrico. As principais conclusões do trabalho apontam que, em seu processo histórico, a construção de uma Usina Hidrelétrica (UHE), na Amazônia, além de ser caracterizada como uma obra de risco econômico, também é qualificada como uma obra de diversos conflitos sociais e ambientais, estando longe de ser uma tecnologia ambientalmente limpa e sustentável.

Biografia do Autor

Lindomayara França Ferreira, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda em economia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGE/UFJF); e mestra em economia pela Universidade Federal de Sergipe (PPGE/UFS).

Cynthia Xavier de Carvalho, Universidade Federal de Pernambuco

Professora do curso de economia do Centro Acadêmico do Agreste na Universidade Federal de Pernambuco (CAA/UFPE); e doutora em sociologia.

Publicado

2022-03-18

Como Citar

Ferreira, L. F., & Carvalho, C. X. de . (2022). HIDRELÉTRICAS NA AMAZÔNIA: UMA DISCUSSÃO DOS IMPACTOS DE BELO MONTE À LUZ DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL. Revista Tempo Do Mundo, (27), 385-422. https://doi.org/10.38116/rtm27art14