OBSERVAÇÕES SOBRE AS PRIORIDADES DA COOPERAÇÃO AMAZÔNICA

UM ESBOÇO DE POLÍTICAS ORIENTADAS À MISSÃO NO DESENVOLVIMENTO DA BIOECONOMIA REGIONAL

Autores

  • Mauro Kiithi Arima Júnior CCGI/FGV

DOI:

https://doi.org/10.38116/rtm27art6

Palavras-chave:

cooperação internacional, Amazônia: projeto orientado à missão bioeconomia, tecnologia

Resumo

O objetivo do artigo é analisar, criticamente, os projetos de cooperação desenvolvidos no âmbito da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), destacando a carência de iniciativas exploratórias do potencial vanguardista da biodiversidade da região e propondo novas formas de cooperação baseadas na ideia de pesquisa e inovação orientadas à missão de desenvolvimento da bioeconomia regional. Busca-se, com base em aspectos teóricos sobre cooperação internacional, demonstrar que as características dos projetos de cooperação executados e em execução na região decorrem das limitações do desenho institucional previsto no tratado. A ausência de projetos específicos de cooperação técnica e científica voltados ao uso econômico dos ativos da biodiversidade amazônica também decorreria de certa deficiência institucional da OTCA. Propõe-se, enfrentando o desafio da cooperação multilateral entre países desiguais, o redesenho institucional e a inserção de mecanismos que possibilitem pesquisa, inovação e financiamento orientados à missão de desenvolvimento da economia, que seria consistente com os objetivos de desenvolvimento socioeconômico e preservação ambiental da Amazônia. Propõe-se, igualmente, o uso do arcabouço institucional e da experiência do Brasil na criação de entidades e projetos de fomento à pesquisa direcionada a áreas específicas. 

Biografia do Autor

Mauro Kiithi Arima Júnior, CCGI/FGV

Bacharelado em direito e em relações internacionais pela Universidade de São Paulo (USP); especialização em política internacional pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP); e mestrado e doutorado em direito internacional pela USP. Advogado; professor universitário; e coordenador de projetos do Centro de Estudos do Comércio Global e Investimentos (CCGI), vinculado à Escola de Economia da Fundação Getulio Vargas.

Publicado

2022-03-18

Como Citar

Arima Júnior, M. K. (2022). OBSERVAÇÕES SOBRE AS PRIORIDADES DA COOPERAÇÃO AMAZÔNICA: UM ESBOÇO DE POLÍTICAS ORIENTADAS À MISSÃO NO DESENVOLVIMENTO DA BIOECONOMIA REGIONAL. Revista Tempo Do Mundo, (27), 165-190. https://doi.org/10.38116/rtm27art6