INTEGRAÇÃO FÍSICA NA AMAZÔNIA SUL-AMERICANA

A INCLUSÃO DAS ÓRBITAS DE CIRCULAÇÃO INTRARREGIONAIS NA AGENDA PÚBLICA

Autores

  • Thais Virga Universidade de São Paulo/ Pós-Doutoranda em Geografia Humana (PPGH/ FFLCH/ USP) https://orcid.org/0000-0002-4221-3659
  • Humberto Miranda Universidade Estadual de Campinas/Instituto de Economia
  • Beatriz de Marchi Universidade Estadual de Campinas/Instituto de Economia

DOI:

https://doi.org/10.38116/rtm27art8

Palavras-chave:

Amazônia Sul-Americana, Integração Física, Multiescalaridade, Transporte Fluvial, Desenvolvimento intrarregional

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir a questão da infraestrutura de transportes na Amazônia sul-americana com ênfase numa abordagem multiescalar, a partir dos anos 2000, visando integrar a escala nacional/subnacional à agenda pública do subcontinente. Com base em amplo diagnóstico de problemas, possibilidades e múltiplas dependências relacionadas às estratégias de integração física para a Amazônia, debate-se em que medida tais estratégias, aspirando servir à logística internacional, atendem às órbitas de circulação intrarregionais. Consideram-se, primeiramente, dificuldades e demandas intrarregionais com respeito à infraestrutura de transportes em seus vários modais; em segundo lugar, a evolução das estratégias recentes de integração física em nível subcontinental; e, em terceiro, as múltiplas dependências inter-relacionadas aos problemas infraestruturais acumulados e que dizem respeito à escala nacional/subnacional. Como hipótese, afirma-se que boa parte dos problemas, das demandas e das dinâmicas socioeconômicas intrarregionais depende da articulação de três processos, conectividade, acessibilidade e capilaridade, como parte de um esforço efetivo de cooperação e coordenação entre os países amazônicos, para fortalecer a intermodalidade. A metodologia utilizada baseou-se numa revisão abrangente da literatura e em informações secundárias pontuais, separando a Amazônia em três grandes porções: brasileira, andina e caribenha. Nas considerações finais, atenta-se para a construção de uma agenda pública de integração física intermodal que vise o desenvolvimento intrarregional amazônico.

Biografia do Autor

Thais Virga, Universidade de São Paulo/ Pós-Doutoranda em Geografia Humana (PPGH/ FFLCH/ USP)

Pós-Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana na Universidade de São Paulo (PPGH/ FFLCH/ USP), Doutora em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas (CEDE/ IE/ UNICAMP) e Mestre em Integração da América Latina (PROLAM/ USP). Áreas de interesse e pesquisa: Desenvolvimento Econômico, Economia Política, Relações Internacionais e Geopolítica. Atuação nos seguintes temas: Amazônia Sul-Americana (Gran Amazonía), Integração Regional (América do Sul), Integração Física (Transportes e Logística), Infraestrutura Econômica, Abordagem Multiescalar de Perspectivas e Impactos Econômicos e Socioespaciais, Investimentos e Inserção da China na Amazônia e América Latina.

Humberto Miranda, Universidade Estadual de Campinas/Instituto de Economia

Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico e Pesquisador do Centro de Estudos de Desenvolvimento Econômico (CEDE) do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (IE / UNICAMP). Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e mestrado e doutorado em Desenvolvimento Econômico pelo IE/UNICAMP. 

Beatriz de Marchi, Universidade Estadual de Campinas/Instituto de Economia

Estudante de graduação em Ciências Econômicas no Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas.

Publicado

2022-03-18

Como Citar

Virga, T., Miranda do Nascimento, H., & Consolmagno de Marchi, B. (2022). INTEGRAÇÃO FÍSICA NA AMAZÔNIA SUL-AMERICANA: A INCLUSÃO DAS ÓRBITAS DE CIRCULAÇÃO INTRARREGIONAIS NA AGENDA PÚBLICA. Revista Tempo Do Mundo, (27), 215-246. https://doi.org/10.38116/rtm27art8